Por dentro do multímetro osciloscópio GVDA GD188

Multimetro GVDA GD188
E lá vou eu com mais um review de multímetro digital. Desta vez é um GVDA GD188 que além de multímetro digital é osciloscópio de 12MHz e gerador de funções até 50 kHz. Segue o vídeo:

Aqui a placa do multímetro:

Multimetro GVDA GD188
U11 é um conversor analógico para digital de 10 bits MS9280 de 35 MHz então, tecnicamente a frequência máxima de amostragem teórica do osciloscópio seria de uns 16 MHz. Como mostrado no vídeo o osciloscópio chega até os 12 MHz, mas com uma certa distorção no sinal e redução de amplitude. Até uns 2 MHz ele até que vai bem.

O microcontrolador é um STM32F400, bem comum em aparelhos hoje em dia. O CI de multímetro está sem identificação e é um de 6000 contagens, ligado a uma memória EEPROM 24C02. Circuito comum também nos multímetros atuais. De alguma forma há uma comunicação entre ele e o STM32 para mostrar os valores no display. Existe ainda outra memória ali (U9) que é uma BL24C256 que acredito ser para armazenar as formas de onda do gerador de funções.

Na parte do carregador de bateria temos o TC4056A que é bem comum e muito usado em power banks. Já do outro lado da placa são só os botões e a chave impressa:
Multimetro GVDA GD188

Existe uma diferença nas especificações de precisão DC entre o que está escrito na caixa e no manual que acredito estar errada. A precisão básica em DC deve ser mesmo de 0.8% que faz mais sentido. O +10 dígitos marcado na precisão é que me pegou um pouco e tira um pouco da recomendação do aparelho. Fora isso é um bom multímetro com osciloscópio e gerador de funções para quem não tenha esses aparelhos separados e queira economizar.

Review alicate GVDA GD306A com NCV

Alicate GVDA GD306A

Saindo um um pouco do assunto multímetros, recebi para avaliação este alicate descascador de fios, crimpador de terminais elétricos isolados e não isolados e detector de tensão sem contato (compre aqui). Segue o vídeo dos testes e desmontagem:


De eletrônica nesse alicate só o detector de tensão mesmo, que tem essa placa:


O CI de 14 pinos não tem marcação, mas pelo conector não montado ali do seu lado é provável que seja um microcontrolador. De resto tem o buzzer, um LED e um transistor.

Conserto Cafeteira Oster programável 4401

Cafeteira Oster 4401

Minha cafeteira parou há umas semanas e como não dá pra ficar sem café fui lá tentar consertar. Segue o vídeo:

É uma cafeteira programável Oster modelo 4401. A diferença pras cafeteiras normais é o timer e relógio frontal onde dá pra programar quando ela vai ligar. De resto ela é igual a uma cafeteira normal, com uma resistência, termostato mecânico e fusíveis térmicos. Na minha o problema era na resistência que abriu e teve que ser trocada. Felizmente a Oster fornece o conjunto todo para troca em sua loja oficial no Mercado Livre.

Este modelo deve ter sofrido modificações desde que comprei em 2019. O conjunto da resistência é um pouco diferente e tive que adaptar o suporte e trocar um dos conectores para dar certo.

A placa de alimentação com o relé de controle da resistência:

Cafeteira Oster 4401

PS: As fotos deste post são de antes do conserto.