Por dentro da caixa de som para iPod iHome iP27BR

ihome iP27BR

Ganhei essa caixinha de som para iPod de um colega de trabalho e acabei fazendo o tradicional vídeo de desmontagem lá no canal:


Aqui uma foto da placa da fonte, com um regulador de tensão e um capacitor de 4700uF:
ihome iP27BR

A placa principal:
ihome iP27BR
O CI grande no centro parece ser também o amplificador de potência de áudio. Pelas bobinas ali em cima suponho que seja classe D com saída em ponte.

Uma vista geral do aparelho aberto:

ihome iP27BR

No vídeo não falei sobre o buzzer do relógio, então segue uma foto dele:
ihome iP27BR

Os alto falantes. Aquilo que no vídeo eu disse ser só enchimento na verdade são radiadores passivos:
ihome iP27BR

A placa principal, vista por baixo:
ihome iP27BR
Ainda estou vendo se vou usar ela inteira ou só os alto falantes num novo projeto.

Injetor de sinais clássico com dois transistores

Injetor de sinais

Aproveitando a oportunidade de testar o rádio Frahm do post anterior acabei por montar um clássico injetor de sinais com multivibrador de dois transistores. Segue o vídeo:


Estou planejando qualquer hora montar mais uma versão, mas com componentes SMD e encaixotado num pendrive velho. O formato desses power banks com uma só bateria 18650 fica muito bom como injetor. Tenho planos de criar mais alguns instrumentos nesse formato.

O esquema é aquele mesmo:

Esquema injetor de sinais

Os valores dos componentes não são tão difíceis e pode ter bastante variação. Os transistores usei o 2N3904 por ter muitos por aqui, mas qualquer BC da vida funciona também.

A placa por baixo:

Injetor de sinais

Rádio Frahm PL-500 - Ligando um chassis velho

Rádio Frahm PL-500

Daí eu ganhei um chassis de rádio Frahm modelo PL-5100. Ele estava tão acabado que o cara do ferrro-velho não quis cobrar. Logo virou o vídeo:


Aqui a parte de RF, com o capacitor variável:
Rádio Frahm PL-500
Encontrei alguns pedaços de ferrite e fio Litz quando fui limpar, o que pode explicar o não funcionamento. Alguma bobina pode ter quebrado e alguma ligação pode ter escapado.

O circuito é bem didático, esquema clássico de rádio AM. O amplificador de áudio e o amplificador de FI: 

Rádio Frahm PL-500

A foto é de antes de trocar uns capacitores zebrinha e de soldar o diodo detector no lugar. A fonte é apenas de meia-onda e o transformador ainda não testei:

Rádio Frahm PL-500
Falta a lâmpada de iluminação do painel. O suporte de pilhas só tinha metade e não tirei foto e nem mostrei no vídeo. Agora é ver o que fazer com ele. Provavelmente vai ficar guardado por aqui até eu lembrar que ele existe...

Conserto de uma Pistola de cola quente com gatilho quebrado

Pistola de cola quente com gatilho quebrado

Ok, não fiz esse conserto, apenas colaborei abrindo e depois remontando o aparelho. Quem fez o conserto foi uma famosa youtuber (minha esposa).

Pois então, essa pistola de cola quente quebrou e não puxava mais a cola. Ela é usada pela dona esposa basicamente para fazer laços de cabelo. Ao abrir a pistola constatei o estrago como na foto acima. Aparentemente isso é um problema comum nessas pistolas, segundo um colega que disse ter perdido várias assim.

Já estava pensando em meios de consertar, mas a dona esposa foi mais rápida e resolveu o problema com a velha e boa massa Epoxi (Durepoxi). O gatilho consertado:

Pistola de cola quente com gatilho quebrado

Postei a foto da pistola quebrada no Instagram e recebi a sugestão de fazer outra peça numa impressora 3D. É uma solução, mas acho que sairia mais caro que comprar uma pistola de cola nova. Fora o fato de eu não ter uma impressora 3D (aceito doações).

O resultado final, com o gatilho remontado:

Pistola de cola quente com gatilho quebrado
Vamos ver se vai durar essa solução. Uma ideia que me veio depois do conserto pronto foi de fazer alguns furos nos dois lados onde quebrou e passar a massa. Assim a massa entraria no furo e garantiria uma fixação melhor.

Conserto aparador Garthen GAM-1000

Aparador de grama Garthen GAM-1000

Bom, mais uma baixa aqui em casa. O meu cortador de grama Garthen GAM-1000 pifou na segunda vez que o usei. Depois de tentar procurar pela garantia resolvi eu mesmo cuidar do problema. O relato, como sempre, está no vídeo:


Aqui um close do motor com o fio arrebentado (o pedaço que ficou no conector Faston não está na foto):

Motor do Aparador de grama Garthen GAM-1000

Olhando a foto agora notei aquela parte queimada ali no plástico vermelho e ali é justamente onde vai um plástico na outra parte da caixa do aparador. Acho que isso veio de fábrica, na hora da montagem o fio ficou preso entre aquela peça vermelha e a caixa, mastigando o mesmo. Como ele funcionou comigo duas vezes esse problema não seria notado nos testes de fábrica.