Consertando uma caixa de som Bluetooth

Caixa Charge 3
Esta caixa de som Bluetooth modelo Charge 3 genérica estava com um clássico problema de não ligar mesmo depois de horas carregando. Segue o vídeo do conserto:


O problema era a bateria de Lítio 18650 que já estava esgotada. Geralmente quando essas baterias apresentam uma tensão abaixo dos 2,5 V é sinal de que esgotaram e precisam ser trocadas. Tive que adaptar uma 18650 normal (polo axial) para o formato da original (polos radiais). Um pouco de fita de cobre adesiva e fita para transformador e tudo certo. A caixa por dentro:

Charge 3 por dentro

Na foto já estava com a bateria nova e adaptada. A placa principal:

placa charge 3

O CI do Bluetooth é um AC1808AP, sem referências nas buscas. Já os amplificadores de áudio são dois CIs MIX2018A (4.8W em 2 Ohms). O CI de carga de bateria está marcado com 6297C ou algo parecido e é de 6 pinos. A placa dos botões:
placa charge 3

Por dentro de um Termômetro digital Kaiweets Apolo 7

Termômetro digital
Hoje o review não é de um multímetro, mas de um termômetro digital infravermelho. O modelo testado é um Apolo 7 Green da Kaiweets (compre aqui). Segue o vídeo:


O termômetro por dentro:
Termômetro digital

O sensor é de 4 pinos e não consegui identificar alguma referência no encapsulamento. O microcontrolador é a comum bolha de Epoxi e também fica difícil saber qual é. O CI de 8 pinos é uma memória EEPROM 24C02 para configurações:
Placa Termômetro digital

A placa tem um header ali no meio, logo acima dos botões que parecem ser para gravação do microcontrolador. Está marcado como GND, VDD, RST e PT10, 11 e 15:
Placa Termômetro digital

Achados do ferro-velho 1

Compras do ferro-velho
Copiando um tipo de post que o Luciano costuma fazer no blog dele (os "Indo ao Shopping Center"), segue os últimos itens que encontrei num ferro-velho. Faço visitas aos ferro-velhos e centros de reciclagem da cidade desde muito tempo e já postei algumas coisas que encontrei por lá. Também é uma das minhas fontes de assunto pra fazer vídeos, mas não costumo registrar as chegadas dos itens aqui, como faz o Luciano. Vou tentar mudar isso com esta nova categoria de posts.

Então, esta leva veio do meu ultimo giro nos ferro-velho da cidade e trouxe os itens da foto acima, detalhados abaixo. Eles estão no estado em que chegaram, sendo que alguns devem virar vídeo, outros devem virar vídeos curtos (a nova moda dos sites de vídeos) e outros vou desmontar pra usar em projetinhos.

Começando por estes dois carregadores de celular pra carro e um receptor de áudio e vídeo:
Compras do ferro-velho

O Receptor tem uma entrada pra antena, um botão de sintonia, conector de alimentação e saída de áudio e vídeo. É de um sistema de câmera sem fio bem comum de se encontrar ainda no mercado, mas falta a câmera. Os carregadores estavam numa caixa cheia de carregadores iguais e parecem novos. Peguei dois para fazer um vídeo curto de desmontagem. O conector é mini USB que está difícil de encontrar em dispositivos novos e deve ser por isso que os carregadores foram descartados.

Peguei também três teclados:
Teclados usados

O terceiro embaixo ainda estava com a borracha protetora e muito bem conservado. Peguei três por estarem bem baratos e para usar num projetinho que estou bolando. A quantidade é pra aumentar as chances de um deles estar com a parte que preciso funcionando. Mas teve um probleminha aí que o terceiro ali embaixo é um teclado sem fio e eu precisava com fio. Sem problemas pois ainda tem os outros dois. O terceiro eu arranjo algo pra fazer com ele depois.

Faz tempo que procurava um destes vídeo porteiro:
Video porteiro

A tela não é LCD, mas sim um CRT (tubo) deitado. São fáceis de modificar para entrada de vídeo, embora sejam monocromáticos. Este deve virar vídeo se eu conseguir colocar ele pra funcionar.

Agora a compra surpresa deste lote:

Mesa PTZ
Já estava indo embora do ferro-velho quando encontrei esta mesa controladora de câmeras PTZ. Mesmo que não tenha uso pra ela tem coisa boa pra se reaproveitar como as chaves do teclado, o LCD e o joystick.

E é isso, agora vou passar a registrar as visitas aos ferro-velhos e mostrar os itens que trouxer pra casa. Isso me ajuda no futuro também, quando encontro algo aqui em casa e não lembro quando comprei e nem o que estava pensando em fazer.

Por dentro de um Neo Geo CD

Neo Geo CD
Estava vendo os arquivos de fotos do blog e encontrei estas fotos de 2013 de um Neo Geo CD que encontrei no ferro-velho. Pelo tamanho das fotos vi que já estavam editadas pra postar aqui, mas não me lembrava de ter postado. Conferi e realmente deixei passar na época e, por isso, segue o "por dentro".

O aparelho não cheguei a testar na época, acabei passando pra frente. É um modelo nacional, fabricado na Zona Franca de Manaus. Abrindo a tampa da pra ver a placa das entradas de joystick e a de sinal e fonte de alimentação:

Neo Geo CD
O drive de CD fica na tampa e tem sua própria placa:
Neo Geo CD

Faltou abrir mais pra tirar fotos da placa principal que fica embaixo de tudo, no fundo da caixa. Mas o defeito do aparelho parece estar claro na foto abaixo:
Neo Geo CD

A placa de cima estava quebrada, sinal de uma pancada forte ali. Taí um aparelho que eu deveria ter ficado mais tempo e tentado consertar.

Por dentro de um mini teclado sem fio

Mini teclado sem fio
Comprei este teclado no ferro velho pra ver se conseguia salvar pra usar nos meus projetos com Raspberry Pi. É um teclado da marca Ecooda e é bem comum modelos parecidos de outras marcas, com pequenas variações. Errei ao pensar que fosse um teclado Bluetooth, mas ele usa um dongle USB especifico que não veio com o aparelho. Só descobri depois de filmar o conserto do aparelho e, por isso, não tem vídeo neste post. Ficou sem a conclusão, com o teste completo.

O aparelho é um teclado QWERTY completo com alguns extras como controle multimídia e um mouse touchpad. O teclado não é de matriz de contatos normal, mas sim de contatos metálicos:
Mini teclado sem fio

O teclado usa uma bateria BL-5C que fazia tempo que não via. Testei a bateria e estava boa, com 4V. Não tenho fotos do estado original do teclado, mas ele estava bem sujo e precisou de um banho. A placa do lado dos componentes:
Mini teclado sem fio
De componente ativo tem uns transistores e dois CI´s. O maior é o microcontrolador marcado apenas com 2014FAb. O outro logo acima é o controlador de carga da bateria. O defeito aqui era que o conector da bateria se soltou das soldas e estava jogado dentro da caixa. O conector USB também se soltou das soldas, mas levando algumas trilhas junto. Deu trabalho trocar este conector pois tive que refazer as trilhas da placa com fio fino. Aparentemente o aparelho está OK, a bateria está carregando quando conectado via cabo. Os LEDs piscam ao ligar, mas como não tenho o dongle USB não tenho como testar efetivamente.

Não sei se vale a pena o conserto de um teclado deste tipo já que o aparelho completo e novo sai por uns R$30,00.

Usando câmera de notebook no PC

CN-OV359T
Este post já era pra ter saído há pelo menos uns 8 anos. Mas antes tarde do que nunca...

Então, já fiz muitos posts sobre reaproveitamento de telas LCD de notebook e faltava um sobre como usar o módulo de câmera que vem junto com essas telas. Mas agora não falta mais, segue o vídeo:


É só isso mesmo. Estes módulos de câmeras são normalmente USB e é só ligar a alimentação e o D+ e D- num cabo USB e conectar no PC. Existem módulos mais antigos que são alimentados por 5V e a ligação é direta. Outros são de 3,3 V e precisam de um regulador na alimentação ou dois diodos em série. Aqui a placa do módulo de câmera por baixo:

CNFEH45_A2

Esta câmera era de um finado Dell Inspirion 3552 do meu sobrinho (acho que foi comprado em 2016). Retirado o adesivo da parte de baixo dá pra ver no silk a marcação da pinagem do conector. Ali tem alimentação (GND e 3V3), a USB (D+ e D-) e os pinos para o microfone digital (MCLK e MDATA).