Por dentro e conserto de um mulímetro Dawer DM-2020

Multímetro Dawer DM-2020
Este multímetro (DAWER - DM-2020) estava guardado há uns 20 anos e acabou chegando aqui pra eu dar uma olhada. Segue o vídeo dos testes e do conserto:

Os aparelhos da Dawer apareciam nas revistas de eletrônica da década de 90, mas esse aqui não tem informação alguma na Internet. Então para registro seguem as fotos do aparelho por dentro, começando pela placa do lado dos componentes:

Multímetro Dawer DM-2020
O circuito usa um UM7106 como praticamente todo multímetro digital da época. O 4070 ali em cima dele é para ajudar no display. O CI de 8 pinos é um amplificador operacional duplo TL062. Já o 4060 embaixo desconfio que seja para a função de auto power off (desliga após um tempo sem uso). O multímetro tinha dois problemas, sendo o primeiro o clip da bateria de 9V que estava corroído. Trocado o clip por um novo o aparelho ligou e as funções de resistência e medidas DC funcionaram dentro do esperado. Já as funções de corrente e tensão AC variavam muito e, depois de um tempo ligado, mostravam fundo de escala. O problema era um capacitor de tântalo de 1uF com problemas. Troquei por um eletrolítico para testes e funcionou. Preciso trocar por um de tântalo agora para ficar OK.


Por baixo só tem o LCD e a chave rotativa impressa:
Multímetro Dawer DM-2020
E, claro, segue a foto da posição dos contatos da chave:
Multímetro Dawer DM-2020

Por dentro de um Horizonte Artificial EFIS-D10A da Dynon

Dynon EFIS-D10A
Taí algo bem diferente por aqui: um horizonte artificial da Dynon, modelo EFIS-D10A. Um horizonte artificial é um instrumento (aviônico) usado para mostrar a posição de uma aeronave em relação ao solo. Esse aqui é digital e mostra outras coisas, mas está com defeito e não liga mais. Segue o vídeo:

Já que não se encontra muita coisa sobre o aparelho na web seguem fotos e alguns comentários sobre o aparelho.

Começando com uma vista interna:

Dynon EFIS-D10A
Essa é a placa principal. Tem um conector DB25 onde entra a alimentação, uma serial e outras coisas como uma interface proprietária para conectar outros aparelhos da marca (como um GPS). As três mangueiras são para entrada de tubos Pitot e outros sensores da aeronave, para ajudar no cálculo de posição, velocidade, etc. Essas mangueiras vão para os sensores de pressão integrados montados na placa ali no canto direito. Os giroscópios são montados em três placas num semi-cubo e são três MLX90609. A montagem dos giros:
Dynon EFIS-D10A

Nessa placa ainda tem 3 microcontroladores e cada um de um modelo diferente (CY8C27643, CY8C26443 e CY8C27443) todos da Cypress.

No canto esquerdo da placa tem as fontes de alimentação:
Dynon EFIS-D10A
O CI maior é um LM2585S-ADJ configurado via resistores para 15V na saída. O capacitor maior é o da entrada do aparelho (10 a 30V). Os dois CIs de 8 pinos são LM2674 (um de 5V e outro de 3.3V). No canto inferior esquerdo tem um SP232 (RS232 compatível com o clássico MAX232).

A placa por baixo:
Dynon EFIS-D10A
A placa na vertical é um inversor com dois transistores e um transformador para alta tensão, para acionamento da lâmpada do backlight do LCD. Os dois únicos CIs de 8 pinos aí são SP483, drivers RS485.

Atrás do painel LCD vai uma placa com um processador LH79520 da NXP:

Dynon EFIS-D10A

 Atrás dessa placa tem uma RAM Samsung K4S281632K (8Mx16) e uma FLASH 39VF3201 (2Mx16):
Dynon EFIS-D10A
Até onde consegui rastrear o problema está na alimentação de 5V que não está subindo. Algum curto ou outra coisa está impedindo a fonte de partir. Infelizmente esse aparelho acabou tomando tempo demais e resolvi parar senão não consigo fazer outra coisa. Qualquer hora volto a essa tentativa de conserto.

Projetando uma placa de teclado mecânico no KiCad

E estou de volta com o teclado Coisa Ruim da Borda. Desta vez com o vídeo em Português sobre o processo de como eu fiz a placa principal do teclado. Segue o vídeo:

A placa mostrada no vídeo é a revisão 2, com algumas correções feitas no protótipo. As placas foram produzidas e patrocinadas pela PCBWay.