O teclado mecânico Coisa Ruim da Borda (Bad Thing of the Edge)

Bad Thing of the Edge Keyboard
Fazia tempo que eu queria fazer um projeto completo para o canal/blog, com o projeto do hardware, das placas e o firmware. Acho que a única tentativa de fazer uma placa foi a da fonte do amplificador valvulado que não vingou. Naquela época ainda fazia projeto de placas no Tango PCB e a fonte até funcionou, mas não consegui concluir o projeto todo.

Há alguns meses pensando nos problemas de jogar a temporada 28 de Diablo 3 no meu mini laptop resolvi criar o projeto de um teclado especifico para facilitar a minha diversão. O resultado pode ser visto no vídeo de demonstração abaixo:

 
O projeto está documentado e com todos os arquivos de fabricação, código fonte e outras coisas lá no repositório no meu Github. Mandei fazer as placas na JLCPCB e ficaram muito boas e eles tem um bom preço para pequenos protótipos. Os keycaps (chapéu das teclas) comprei no Aliexpress (compre aqui também) e são transparentes com duas peças. Isso facilita a customização do teclado, com desenhos dos botões que imprimi, recortei e coloquei dentro (não precisa colar).

As chaves são do tipo Cherry MX Black originais retiradas daquela mesa de controle de câmeras PTZ que já apareceu aqui no blog. Não sou aficionado em teclados mecânicos então pra mim funcionando já tá bom. E funcionaram muito bem.

O teclado foi montado com duas placas de circuito impresso, sendo uma principal que é o teclado em si e uma só do painel, sem componentes. Fiz as duas no KiCAD 7.0 e em breve devo fazer o tradicional vídeo no formato do canal mostrando o projeto.

Como todo teclado mecânico precisa ter efeitos de LEDs nesses dias coloquei quatro barras de LEDs vermelhos para contrastar com a máscara de solda. Os LEDs ficam na placa principal e a placa do painel ficou só com a área de mascara de solda de cima nas barras. As camadas de cobre de cima e de baixo e a máscara de solda de baixo não foram colocadas. Quando os LEDs acendem a luz é espalhada nessas barras. O efeito ficou bem legal até. Aqui uma foto do arranjo:
Bad Thing of the Edge Keyboard

Na parte do firmware eu queria testar o uso dos dois núcleos de processamento da placa Raspberry Pi Pico, então botei a parte do teclado USB no Core 0 e os efeitos de LEDs no Core 1. Não precisava de tanto mas funcionou como eu queria. Aqui a placa principal;
Bad Thing of the Edge Keyboard

Embora minha ideia era usar o teclado apenas no mini laptop acabou que estou usando no PC principal também. Ficou muito bom e melhorou muito o meu (fraco) desempenho no jogo.

PS - O nome é uma referência a história do Coisa Ruim da Borda, um caso de exorcismo acontecido em Borda da Mata (Sul de Minas) em 1953. A história é melhor contada por um dos padres que teria visto e participado dos eventos (clica no link que vai pra história, era assim que funcionava a Internet antigamente).

Desmontando um tênis de Luzinha

Tênis de luzinha
Os tênis aí de cima eram do meu filho pequeno e iam pro lixo depois de ser bem usado. Aproveitei para desmontar pra ver o que tem dentro. Segue o vídeo:

O tênis por dentro:

Tênis de luzinha

Os LEDs ficam apenas em uma das laterais e cada um tem uma pequena placa de circuito impresso. O circuito depois de retirado:
Tênis de luzinha

O circuito, bateria e sensor de batidas fica dentro da parte em acrílico. Isso deve ser feito para que fique a prova dágua. O Problema é que não dá pra trocar a pilha depois. Um zoom no circuito:
Tênis de luzinha

Por dentro de um multímetro digital GVDA GD128 Plus

Multímetro GVDA GD128 Plus

 Daí eu recebi mais um multímetro para review, desta vez um GD128 Plus (compre aqui). Segue o vídeo:

O multímetro parece ser uma versão melhorada do GD128 que já mostrei antes aqui no blog. A principal diferença é a bateria recarregável interna de 1200 mAh. A placa do multímetro:

Multímetro GVDA GD128 Plus

Os circuitos integrados são os mesmo do GD128. Vemos que a disposição dos fusíveis ficou bem melhor  e mais prática nesse novo modelo. Do outro lado só tem o display, os botões e os LED indicadores:

Multímetro GVDA GD128 Plus