Por dentro do voltímetro RMS de áudio Brüel & Kjær 2410

Brüel & Kjær 2410
Ok, antes tarde do que nunca, comprei estes dois voltímetros RMS de áudio num lote de equipamentos que já mostrei aqui em 2019 e só agora fiz o vídeo sobre eles:

O circuito interno é montado em placa de circuito impresso e bem legal até:

Brüel & Kjær 2410

São duas válvulas no circuito, que é o típico amplificador ou atenuador (dependendo da escala) com um retificador em ponte antes do medidor. Não retirei a placa inteira pra tirar foto, mas segue uma de lado:
Brüel & Kjær 2410
Como não tenho utilidade pra eles devo passar pra frente, alguém deve ter uso. Antes isso do que serem desmontados no ferro velho.

Achados do ferro-velho 2

Caixa de velharias

Daí eu fiz um giro nos ferro-velhos ontem e enchi a caixa da foto acima. Geralmente o que eu faço é ir passando de ferro-velho em ferro-velho (ou centro de reciclagem) atrás de algo que dê pra fazer um vídeo ou reaproveitar alguma coisa. Comigo só uma mochila e o objetivo é trazer só o que couber dentro dela. Como este ano a meta é de dois vídeos por semana os assuntos podem se esgotar rapidamente e acho que terei que fazer estas visitas com mais frequência. Da mesma forma que o primeiro post que fiz ano passado seguem os itens que encontrei desta vez, do jeito que chegaram.

Amplificador de áudio portátil:

Amplificador portátil
Estou supondo que seja algo parecido com um megafone ou amplificador de voz. Parece ter um alto falante, tem controle de volume, alimentação externa via cabo espiral e um cabo com o que parece ser um microfone. Este aparelho já estava lá no ferro velho faz tempo, pelo menos uns dois anos. Sempre via ele lá mas só agora resolvi trazer pra casa. Deve virar assunto de vídeo.

Contador industrial:

Contador industrial

Num dos ferro-velhos tem uma caixa cheia de controladores e dispositivos industriais. Peguei este contador que parece estar em melhor estado de conservação. Como é uma caixa que fica à céu aberto, sujeito a chuva, provavelmente ele vai ter algum problema. As chaves Thumbwhell parecem estar boas e não emperradas como as dos outros que estavam lá.

Conversor de UHF Kron:

Conversor de UHF
Este comprei por nostalgia e por talvez servir pra algum vídeo. É um conversor de UHF dos modelos mais comuns da época. Uma vez já pensei em fazer uma coleção de conversores de UHF, gosto destes aparelhos. Tecnicamente não vejo problemas de um conversor de UHF ser usado para TV digital, seria interessante tentar algo neste sentido.

Display 2x20 VFD:

Display VFD

Um display bem grande VFD (Vacuum Fluorescent Display) com entrada serial RS232. Parece estar em bom estado e tem até o circuito de alimentação na placa. Este preciso testar com calma e, se funcionar, usar em algum projeto.

Placa de PC:

Placa PC
Não parece uma placa de PC tradicional, mas é um PC completo para POS (Point Of Sale - Ponto de venda). Falta as memórias RAM (DDR 533 MHz), mas parece estar completa. Preciso ver como é a alimentação pra tentar ligar. O Processador é um Intel Atom N270, fraquinho pra hoje, mas dá pra brincar se funcionar. Detalhe que tem quatro portas seriais RS232 na plaquinha extra.

Update 30/01 - Olhei melhor a placa e falta um CI BGA ali em cima (área branca). Parece ser um controlador com SATA. Provavelmente a placa teve algum problema e tiraram o CI. Vou tentar ligar mas as chances de funcionar diminuíram muito.

Módulo amplificador com STK:

Amplificador STK
Num saco de placas encontrei esta placa com um amplificador Híbrido STK4182II. A placa parece que é de algum aparelho de som da Sony e acho que se ligar deve funcionar (usando uma fonte simétrica). Este deve virar um vídeo que já estava planejando há muito tempo, embora sob protestos.

Vídeo porteiro LCD:

Video porteiro LCD
Na mesma semana que publiquei o vídeo porteiro com CRT encontro este com tela LCD. Preciso ligar pra ver se a tela não está quebrada. Parece ter tomado chuva e pode não estar muito bom por dentro, mas estou torcendo aqui.

Placa com relés:

Placa de relés
Esta veio de graça, não tinha valor nenhum pro dono do ferro-velho e ele me disse que podia levar. É uma placa com relés Metaltex que devo aproveitar em outro projeto engavetado. Fora os relés tem uns diodos e quatro termistores.

Por dentro de uma chave WiFi USB Sinilink XY-WFUSB

XY-WFUSB
Continuando minhas aventuras no mundo da automação residencial via wifi comprei este aparelho que chaveia portas USB (compre aqui). É um Sinilink XY-WFUSB e na especificação diz que vai até 20V com 5A de corrente. Tenho uma necessidade específica aqui para chavear a tensão de uma porta USB e parece que este vai me servir bem. Segue o vídeo dos testes e desmontagem:

O aparelho parece um pendrive e por baixo só tem uma chave e o regulador de tensão, na placa:

XY-WFUSB

Do outro lado tem um MOSFET 40P04 e um microcontrolador ESP8285:
XY-WFUSB
Sendo baseado em ESP o circuito pode ser gravado com um firmware open source Tasmota, que é o que pretendo fazer. Inclusive no site oficial do Tasmota tem uma página pra esta placa, com a descrição dos pinos de gravação.

Por dentro de um vídeo porteiro VideoCom

Video porteiro VideoCom
Já havia comentado aqui no blog que encontrei um vídeo porteiro no ferro velho. É um vídeo porteiro sem indicação de modelo e a marca parece ser VideoCom. Segue o vídeo dos testes do aparelho:

Uma vista geral por dentro do aparelho:

Video porteiro VideoCom

O que mais chama a atenção aí é o pequeno monitor de vídeo com tubo de imagem (CRT). É um tubo um pouco diferente, com o pescoço deitado para ocupar menos espaço. A placa do porteiro em si é esta:
Placa video porteiro

Aí temos um microcontrolador PIC 16C54, um amplificador de áudio LM386 e um amplificador operacional duplo 4558. Tem mais um CI ali, mas está sem identificação, minha suspeita é que seja um 4066 ou 4016 (chave analógica), mas preciso checar com calma qualquer hora. A pinagem da barra de parafusos para conexões externas é esta:

Pino 1 - Entrada de vídeo da câmera no portão.
Pino 2 - Terra
Pino 3 - Linha de interfone
Pino 4 - Linha de interfone
Pino 5 - Contato seco para o solenoide da chave elétrica do portão.
Pino 6 - Contato seco para o solenoide da chave elétrica do portão.

Os pinos 3 e 4 são de linha de interfone comum, o vídeo da câmera vai direto para o monitor. O controle do monitor é feito pelo transistor Q1 (2SB857) que corta a alimentação de 12V pra ele. Este vídeo porteiro deve ser alimentado por 15V e tem um regulador de 12V não integrado, mas com o circuito clássico de transistor (2SD1133), resistor e um Zener.

Já a placa do monitor de vídeo é esta aqui:
Placa video porteiro
Embaixo do pescoço do tubo tem um CI TEA2037A para as deflexões horizontal e vertical e um amplificador operacional duplo L2722. O circuito tem muitos trimpots de ajuste e é um monitor bem compacto. A imagem não fica muito boa por causa do arranjo do tubo, mas para um vídeo porteiro ela atende bem.

Por dentro do mini laptop Toposh T163

Toposh T163
Por diversas razões comprei um mini notebook (Toposh modelo T163 - compre aqui). Segue o vídeo com o unboxing, algumas demonstrações e a desmontagem do aparelho:

É um notebook com Windows 10 e funciona como qualquer outro notebook, com a diferença de ser muito pequeno (tela de 7 polegadas de 1280 x 800). O desempenho é parecido com os dos mini PC que já mostrei em outro post, mas com processador J4105 e não o J4125. Minha unidade veio com 12GB de RAM e 256 GB de SSD. A placa mãe do notebook:

Toposh T163 Mother board
Ao centro temos o processador, com duas memórias K3UH6H6 (DDR4 de 6GB cada) à direita, um controlador faz-tudo IT8987E da ITE (controla ACPI, teclado, PWM e ADCs e até PS/2) embaixo e um gerenciador de energia BD2671MWV. A BIOS fica gravada numa memória Flash W25Q64FV de 64 Mbit. 
Como brinde a placa mãe tem uma porta USB-C não documentada e não disponível externamente. Nada que um "ajuste" na carcaça não ponha ela pra fora. Esta USB funcionou normal em testes que fiz depois de gravar o vídeo.

Conserto TV LG 32LN450B com som e sem imagem

TV LG 32LN450B
Mais um conserto de TV, tá ficando comum por aqui. Desta vez uma LG 32LN450B com LED do backlight queimado. Segue o vídeo do conserto:

O problema é bem comum nessa linha (LN) e pra evitar diferenças no brilho da tela o ideal é trocar todas as barras de LED, mesmo que estejam funcionando. Para complementar o post algumas fotos da TV por dentro:

TV LG 32LN450B por dentro

Aqui a placa principal:
Placa TV LG 32LN450B

E a placa da fonte:
Placa fonte TV LG 32LN450B
Pesquisando para o vídeo vi que algumas pessoas fazem uma modificação na placa da fonte, na alimentação que vai para os LEDs. Nessa eu não fiz e acho que um ajuste no brilho pelo menu da TV já reduz o PWM suficientemente para aumentar a segurança.

Montando uma bateria externa de 40.000 mAh

Power bank 40000 mAh
Continuando minhas aventuras no mundo dos Power banks montei o maior possível aqui. Segue o vídeo:

Para a montagem comprei um kit que suporta 16 bateria 18650 (compre aqui). Nos testes, considerando a conversão de 3,7 V para 5V e as perdas, o resultado chegou próximo aos 40.000 mAh. Mais pra frente vou ver se refaço o teste pra ver se isso se mantém, melhora ou piora. O Power bank montado:

Power bank 40000 mAh
Usei as 16 baterias mas isso não é necessário. O circuito funciona com uma, duas ou outra combinação, já que as baterias são ligadas em paralelo. O circuito até que é complexo:
Power bank 40000 mAh

O CI maior, perto do indutor, é um SW6106 - controlador de carga de bateria, com suporte aos protocolos PD, QC e outros que eu nem conhecia. Assim ele consegue trabalhar com tensões na USB de 5, 9 e 12V. Os conectores de entrada são um Micro-USB, um USB-C e um Lightning (Apple). Na saída são dois conectores USB tipo A aparentemente na versão 3. O CI de 14 pinos é um microcontrolador 32P10 da ChipSea (RISC de 8 bits, OTP - só grava uma vez). Fora isso tem uns transistores e MOSFETs. Embaixo da placa tem o display, o botão e os LEDs da lanterna:

Power bank 40000 mAh
Este é o maior power bank que eu já testei aqui. Não é muito prático para usar no celular devido ao tamanho e peso, mas para aplicações que requerem mais potência ele dá conta. Talvez pelo suporte a QC e PD ele consiga recarregar os novos notebooks que estão no mercado via USB-C. Preciso testar isso qualquer hora também.
Uma coisa que notei depois do vídeo é que ele demorar pra carregar (quase dois dias). Isso é esperado por causa da alta capacidade.

Montando o brinde de capa da Aprendendo e Praticando Eletrônica #51

Alarme de toque APE 51
Daí eu montei mais uma placa brinde de capa de revista de eletrônica antiga. Desta vez uma Aprendendo e praticando Eletrônica (número 51, não encontrei a data mas parece ser do início dos anos 90). Segue o vídeo:

É um alarme de toque e não funcionou muito bem. Acredito que seja pelo uso de um buzzer ativo e não o Sonalert/sonalarme recomendado. Funcionou parcialmente após uma modificação com a adição de mais um transistor. Caso eu consiga um Sonalert eu testo novamente. A placa montada:

Alarme de toque

Por dentro de uma micro retífica sem fio Jack Life

Micro retífica Jack Life
Faz tempo que preciso de uma micro retífica por aqui e acabei comprando esta da Jack Life (compre aqui). Minha única micro retífica foi embora antes da minha mudança pra SP (2017) e desde então estava sem. Segue o vídeo do primeiro contato com a nova:

É uma micro retífica sem fio, recarregável via conector micro USB. Por dentro é assim:

Micro retífica Jack Life

Da esquerda pra direita temos a entrada da pinça, um rolamento, o motor, a bateria em cima da placa de circuito impresso e o conector USB de recarga. A ferramenta é fácil de desmontar, com 6 parafusos na caixa. O circuito é montado em uma única PCB:
Micro retífica Jack Life

Aí tem um transistor para o chaveamento do motor (045N03, acho que tem uma letra faltando no part number), um CI de 8 pinos sem identificação que acredito ser o controlador de 3 velocidades e o CI AP5058 (Controlador de carga de bateria).

Sei que não é e nem se compara a uma Dremel, mas se cortar e furar PCBs já está bom para o meu uso.

Por dentro de uma luminária solar de jardim

Luminaria Solar de jardim LED
Pra começar o ano uma pequena desmontagem de uma luminária solar LED de jardim (Western modelo LS-16). Segue o vídeo:

O circuito usa um CI YX8018 ( CI de luminária solar mesmo) e segue um dos esquemas do datasheet. Além do CI tem um LED, uma bobina, um suporte de pilhas e a chave liga-desliga:

Luminaria Solar de jardim LED
A chave foi o que me deu trabalho descobrir. Só depois de deixar a luminária três dias no sol e desmontar o aparelho que vi que ela existia. Não tem informação sobre ela na caixa, mas aparentemente ela serve pra deixar tudo desligado até ser usada.

Atualização 04/01: Corrigindo um pouco o vídeo, a parte transparente sai sem precisar desmontar e tem uma marcação ON-OFF no buraco da chave liga/desliga. Como não tem nada na caixa sobre isso acredito que era pra ter um manual dentro da caixa indicando isso. Pode ter sido perdido, já que o aparelho estava na caixa de promoções junto com outros produtos encalhados.

Pequena retrospectiva de 2022 e o que espero para 2023

Vamos lá, mais um ano se foi e tenho que começar o novo com o tradicional post de retrospectiva e alinhamentos.

Mas antes, se quiser ler, seguem os links para os posts de 2016, 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021.

O post precisa de uma foto, então vai esta aqui:

É uma das seriemas que apareceram por aqui neste ano e ficam o dia todo gritanto.

Relembrando as metas e resultados de 2022:

1. Dois vídeos por semana no canal.

Não deu, foram 47 vídeos e alguns shorts. Quase um por semana. Essa meta é difícil, mas devo mantê-la. Seria o ideal para o canal crescer mais.

2. Um projeto novo e totalmente aberto.

Ok, consegui fazer o simulador de TV analógica usando uma Raspberry Pi e um Arduino. O link está para o post aqui no blog, mas a versão em Inglês está no meu Github. Rodou o mundo, saindo no Hackaday, Gizmodo e até no site oficial da Rasp. Um ótimo resultado para um projetinho destes.

3. 100.000 inscritos no canal.

Mais um que não deu. Neste momento o canal está com 54200 inscritos. Este ponto precisa ser melhorado no canal, embora não importe muito para as visualizações e a renda.

4. Ler e terminar mais de 10 livros.

Não foram 10, mas reli muita coisa do Lovecraft, incluindo "O caso de Charles Dexter Ward". E finalmente li "Nas Montanhas da loucura", que mostra mais uma vez que Lovecraft conseguia criar uma ótima história de horror mas com final desanimador.

Agora a retrospectiva propriamente:

1. Números:

Blog: Foram 43781 visualizações, queda de 14% em relação a 2021. Muito pouco. No total foram 57 posts no blog, segundo ano com mais posts desde a criação.

Canal: Pouco mais de 1.260.000 visualizações, aumento de 9,3 % em relação a 2021. Melhorou, mas poderia ter sido melhor.

A receita do canal ($$$$$) caiu quase 16% e já era esperado pois 2021 foi meio fora do padrão.

2. "Treconologias" usadas por aqui:

Continuo com o mesmo setup de 2021.

3. Melhor post de 2021:

O Simulador de TV analógica rodou o mundo e apresentou um ótimo resultado. Problema aqui é que no BR não teve resultado. Conteúdo em Inglês seria um caminho melhor...

4. Grande dor de cabeça: Tentar tirar carteira de motorista.

5. Eventos marcantes: O item anterior, ainda estou tentando...

6. Projetos incompletos:

- Nenhum e o simulador de TV está publicado.

- O índice de revistas de eletrônica está na lista, de vez em quando dou uma atualizada nele (mantendo o status aqui).

*** Agora um pouco de aleatoriedades ***

8. Noticias da área que chamaram minha atenção:

- A crise global no fornecimento de componentes eletrônicos ainda está batendo forte.

9. Produtos que chamaram minha atenção:

- Não lembrei de nenhum pra por aqui.

10. Livros técnicos que li (ou usei):

- Nenhum (de novo).

11. Livros "comuns" (que não são técnicos):

- Coloquei quase tudo de Lovecraft no Kindle e fui lendo durante o ano, mas agora no fim do ano dei uma corrida com as leituras.

12. Melhor do twitter: Nenhum que me lembre.

13. Melhor site: Os mesmos de sempre. Não lembro de nenhum que me impressionou.

14. E no Facebook? Não usei tanto o Facebook este ano, talvez até corte ano que vem este item.

15. Melhor ferramenta na Web: Github foi a que mais usei.

16. Melhor filme com eletrônica: "Projeto Almaque" (2014) no lab do pai do protagonista.

17. Outros filmes que assisti:

  1. Ghostbusters Afterlife - Excelente sequencia para os dois originais.
  2. 1917 - Um bom filme de guerra.
  3. Spiderman no Way Home - Fraco para o que poderia ter sido.
  4. Mundo em caos - Vi pra passar o tempo, o filme é fraco demais.
  5. Moonfall - Pior filme do ano de longe.
  6. Cada um na sua casa - Vi com as crianças e é bonzinho.
  7. Sonic 1 - Bom, para um filme de videogame.
  8. Sonic 2 - Mais ou menos, meio forçada esta sequência.
  9. Doctor Strange 2 - Igual Spiderman, poderia ter sido melhor.
  10. Morbius - Este ano foi fraco pra super-heróis. Nem sei o que dizer...
  11. Uncharted - Caça ao tesouro genérico.
  12. Prey - Bom filme do Predador, colocaria no top 3 da franquia.
  13. Top Gun Maverick - Melhor filme do ano!
  14. Samaritano - Mais um filme de super herói padrão, mesmo com o plot twist.
  15. Werewolf by Night - colocar como filme, mas é um especial de TV. Melhor coisa da Marvel este ano.
  16. Bingo - A história do palhaço Bozo, filme muito bom.
  17. Projeto Almanaque - Legalzinho, cheio de furo de roteiro mas diverte.
  18. Black Adam - Algumas partes muito boas, mas o conjunto da obra é ruim demais.
  19. Monsters Hunter - Tava lá no menu e eu dei play...

18. Séries e mini-séries:

  1. Beforeigners - Série norueguesa sobre viagem no tempo. O plot é legal mas a série parece novela embora esforçada.
  2. Watchmen - Até que não é ruim para uma continuação do gibi. Gostei.
  3. Big Love (temporada 1) - Faz tempo que tento assistir esta inteira. A série é muito boa, mas vejo esporadicamente.
  4. True Detective (temporada 1) - Outra que queria terminar. Muito acima da média das séries.
  5. Rised by Wolves (temporada 2) - Acabaram os flashbacks e a série ficou ruim demais. Não sei se topo ver a terceira temporada.
  6. Moon Knight - Boazinha, com um episódio muito bom no meio de outros mais ou menos.
  7. Ruptura - Série do ano, excelente narrativa e final de temporada.
  8. Ms Marvel - Divertida, mas esquecível.
  9. Rings of Power - Todo mundo esperava mais. Mas é o que tem pra agora...
  10. House of Dragon - Muito boa, cenas memoráveis. Faltou mais dragões.
  11. She Hulk - Tava até que legal no começo, mas que final ruim.
  12. His Dark Materials - Falta concluir a última temporada. Boa série

19. Jogos:

  1. Besiege - Ótimo jogo de construção e destruição. Algumas fases muito fáceis e outras impossíveis (construir máquinas aéreas funcionais é muito complicado). Recomendo.
  2. Diablo 3 - Voltei depois de 10 anos e meus personagens ainda estavam lá. Joguei a expansão toda e concluí o nível 70 com 3 personagens. Um dos melhores jogos já feitos, preparando pro 4 ano que vem.
  3. Command & Conquer 3 - Meu tradicional jogo anual. Este ano baixei uns mapas maiores e fiquei tentando derrotar as AI no modo Brutal. Consegui poucas vezes, foi mais pra ver quanto tempo eu aguentava contra a AI mesmo.

20. Música:

Novamente dei uma atualizada na minha playlist de músicas pra ouvir no celular no ônibus nas duas viagens a trabalho.

21. Metas para 2023:

  1. Dois vídeos por semana no canal. É o ideal mas difícil, vamos ver se este ano vai.
  2. Um projeto novo e totalmente aberto. Projeto pequeno, que gere divulgação, como fiz nos dois anos anteriores.
  3. 70.000 inscritos no canal. Baixando um pouco, mas ainda uma meta alta.
  4. Ler e terminar mais de 10 livros. De novo, para me lembrar que tenho que ler mais livros.