O aparelho de som acima (desmontado para limpeza, um Philips AS565) foi encontrado na rua. Trouxe ele pra casa pra tentar colocar pelo menos uma uma de suas "habilidades" pra funcionar. Ele tem tape-deck duplo, rádio, toca-discos de vinil e não mais o CD. Este último não se encontrava no aparelho quando peguei. Segue o vídeo do conserto:
Começando pelo tape-deck, que é duplo (para duas fitas) e usa apenas um motor. As correias estavam desmanchadas e viraram uma massa de borracha em vários pontos. Aqui o motor como estava:
Tive que limpar e retirar essa massa para passar as novas correias. Aqui o tape-deck já com as novas correias:
Para registro, o outro lado da mecânica:
Já a eletrônica para as fitas ficam nesta placa:
Toda transistorizada no lado dos componentes. Na parte de baixo tem os CIs amplificadores para as cabeças (amplificador duplo para áudio AN7318S) em SMD:
No deck foi só trocar as correias mesmo. No toca-discos de vinil a agulha estava quebrada e tive que colocar uma nova. O toca-discos estava desconectado do resto do circuito, mas bastou reconectar que ele voltou a funcionar e rodar o prato. O circuito amplificador para o toca-discos fica numa plaquinha atrás do aparelho, junto com os conectores de entrada auxiliar:
O circuito é um amplificador para cartucho cerâmico, mais barato, com transistores:
O rádio estava funcionando normalmente, mas tirei fotos também. Aqui a parte de baixo:
Deste lado tem um TEA5757H SMD. Do outro tem os componentes PTH:
Já a placa do painel com os botões tem um microcontrolador ali na parte da solda:
A placa logo acima tem só botões, por isso não tirei foto do lado dos componentes dela. Na maior tem o display (VFD), os botões e o encoder para o volume:
A fonte de alimentação usa duas placas, em uma tem o transformador e fusíveis:
A retificação, filtragem e reguladores de tensão ficam em outra placa, junto com o amplificador (um AN7164):
Tem um dissipador para a ponte retificadora e para o amplificador de áudio que retirei na limpeza e pra fotografar melhor a placa.
Por último a placa de áudio, com um TEA6321T (controle de volume e seletor de entradas), um amp-op quádruplo LM326 e mais dois de 8 pinos:
Do lado dos componentes desta placa tem o conector de conexão do fone de ouvido e talvez o culpado pelo descarte do aparelho:
Este conector apresentava o mesmo defeito do outro som Philips que já consertei e mostrei anteriormente aqui no blog onde a chave interna que indica a presença de fone de ouvido não chaveava o som para o amplificador. Para o conserto final e colocar o aparelho funcionando com caixas acústicas retirei o conector e fiz duas pontes de solda assim:
Agora não tem mais a opção de usar fones de ouvido, fora isso e o CD o aparelho está funcionando novamente.
Faz tempo que eu queria um desses medidores de energia para monitorar o consumo de alguns aparelhos aqui de casa. Segue o vídeo que fiz, de um review rapido e desmontagem do aparelho:
Existem várias versões desses medidores, alguns sem backlight, alguns com bateria interna, alguns medem algo que outro não mede, etc. Esse aqui tem backlight para o display (azul) e não tem bateria interna, embora tenha lugar na placa para conectar uma. A placa do medidor mesmo é assim:
Aí tem uma fonte fast, sem isolação, formada pelo resistor de potência e o grande capacitor de poliéster, um diodo (D6), um capacitor eletrolítico e um regulador de tensão 78L05 SMD. Logo acima temos uma EEPROM 24C02 para guardar as configurações. O medidor mesmo é feito com um CI BL6523GX, que até onde apurei é usado em todas as variações desses aparelhos. Dá pra ver nessa placa a legenda "BAT1" e o desenho do símbolo da bateria.
Por baixo a placa não tem nada:
Já a outra placa é a que controla o display, tem um CI ali, provavelmente um microcontrolador, mas sem identificação:
Uma coisa legal desses medidores é que o CI BL6523GX comunica via serial com o microcontrolador e isso talvez possa ser útil para conectar um microcontrolador com Wifi ou Bluetooth para comunicação externa. O problema que vejo é só a fonte fast sem isolação, que tornam os testes um pouco complicado.
Mais um por dentro, desta vez uma placa de captura USB Pinnacle Studio PCTV. É uma placa de captura com entrada video composto, SVHS e sintonizador de TV. Não consegui fazer funcionar no Windows (10) por falta dos drivers. Tentei instalar vários mas nada funcionou. Também não encontrei nada sobre o hardware, então vamos desmontar:
Por baixo não tem nenhum componente, mas a etiqueta ali marca que foi feito na Alemanha. Já o lado dos componentes:
O sintonizador de canais, ao centro em cima, é um TEMIC 4039 FR5. A esquerda temos o CI USBVision da NOGATECH marcado como NT1003-1B. É o circuito integrado que faz a interface USB com o resto. Ele vem acompanhado com a memória RAM dinâmica GLT440L16 (256k x 16 logo acima dele) e por uma EEPROM 24LC08B. Já a direita temos um CI de 8 pinos marcado com LM alguma coisa que não consegui decifrar, mas pelas conexões parece ser um amplificador de áudio estéreo ou um amp-op duplo. Ao seu lado um CD4052 (16 pinos), MUX analógico provavelmente para o áudio também. Já o CI maior é um SAA7113H da Philips, conversor AD e processador de vídeo.