Por dentro de um multímetro Aneng AN113D

 

Aneng AN113D
E lá vou eu de novo com mais um review de multímetro, desta vez um Aneng AN113D. Já perdi a conta de quantos foram, preciso fazer uma página pra agregar todos os que testei. Segue o vídeo:

Aqui uma vista da placa (PCB):

Aneng AN113D

Diferentes dos outros (AN800X) esse aqui não tem a memória externa ao CI do multímetro. Isso indica que a Aneng usou um outro CI neste modelo. Os quatro pontos de teste ali no canto podem ser a entrada para gravação do firmware e calibração.

A placa do outro lado:

Aneng AN113D

E pra concluir a foto das chapinhas da chave seletora, que sempre me pedem:

Aneng AN113D

Anotando a ideia aqui de fazer um banco de dados de fotos de chapinhas de chave seletora de multímetros. Realmente muita gente me pede essa informação e de modelos de multímetro que nem mostrei no canal e no blog.

Por dentro de um Transcoder BR5000 da Tecnovideo

 

Transcoder Tecnovideo BR5000

Daí eu estava fuçando as fotos no celular e encontrei estas aqui que tirei no ferro-velho quando comprei os testadores de telefones públicos. Não lembrava delas, mas acho que dá um bom post de "por dentro". 

Então, o aparelho é um transcodificador da Tecnovideo modelo BR5000 e já estava sem a tampa e sem o transformador (prática comum nos ferro-velhos da vida). Não trouxe ele pra casa, deve estar lá ainda ou já foi desmontado pra reciclar a carcaça de metal. Nos antigos tempos dos videocassetes se você comprasse um aparelho lá fora (importado) teria que usar um transcodificador para ligar em sua TV brasileira (PAL-M). Este transcodificador é um modelo que transcodifica NTSC e SECAM para PAL-M, PAL-N e PAL-G (sim, existem PAL para todos os gostos, eu já cheguei a trabalhar com PAL-K).

Aqui uma visão do painel traseiro do equipamento:

Transcoder Tecnovideo BR5000


O circuito interno tem duas placas (principal e painel). A placa vista de cima:

Transcoder Tecnovideo BR5000

Pura circuitaria anos 80, com muitos CIs lógicos da SID, capacitores laranjas e fios pra todo lado. Aqui um detalhe da placa:
Transcoder Tecnovideo BR5000
Legal os quatro cristais enfileirados e as bobinas de forma azul. Muitos ajustes pra fazer nisso aí. Em outra área os CIs da SID Microeletrônica:

Transcoder Tecnovideo BR5000

A sujeira da placa deve ser por causa do tempo que o aparelho ficou aberto e jogado num canto.



Um kit básico de ferramentas para eletrônica

 

kit de ferramentas para eletrônica

Recebi este kit de ferramentas para eletrônica para review no canal (compre aqui) e fiz um vídeo extra na semana:

Não são ferramentas topo de linha, é o básico do básico. A qualidade é o que se espera de ferramentas baratas. Segue a lista de itens:

  1. Sugador de solda
  2. Chave de fenda/Philips com lâmpada neon
  3. Jogo de pinças (3 tipos, reta, chata e curva)
  4. Estilete grande
  5. Ferro de solda 60W com ajuste de temperatura
  6. Fios (vermelho e preto)
  7. Rolo de fita isolante
  8. 5 pontas para ferro de solda
  9. suporte de ferro de solda
  10. alicate de corte
  11. descascador de fios
  12. Caixinha de Breu (pasta de solda)
  13. Multímetro A830L.
Este kit vou levar para o posto avançado do Pakéquis Lab em Campinas, que tem poucas ferramentas.

Por dentro de um DPS Filtro de Linha iClamper Energia 5

 

Filtro de Linha iClamper 5
Depois do vídeo anterior alguns comentários pediram pra fazer um "unboxing radical" de um filtro de linha da marca Clamper. Então aqui está ele (o vídeo):

O filtro por dentro:

Filtro de Linha iClamper 5
A placa por baixo:
Filtro de Linha iClamper 5

E aqui do lado dos componentes:
Filtro de Linha iClamper 5

O aparelho é vendido mais como DPS (dispositivo de proteção contra surtos) do que filtro de linha, mas na embalagem tem uma linha que me chamou a atenção:
Filtro de Linha iClamper 5

Isso é estranho por dois motivos:
1. Para definir a atenuação de um filtro tem que ser dito em qual frequência ou fornecer o gráfico de resposta.

2. 70 dB é uma atenuação bem alta e quase o dobro do que já encontrei em alguns filtros comerciais (daqueles de painel com tomada).

Sendo assim, como visto no vídeo, tentei levantar a curva de resposta e não encontrei os 70 dB de atenuação. Fiz também uma simulação básica no TinaTI para ver a resposta:

Simulação


A definição das impedâncias de 50 Ohms encontrei num documento sobre como medir filtros de linha. O valor do capacitor é baseado no circuito entre Fase e terra ou Neutro e Terra (100 nF + 10 nF). O resultado não dá os 70 dB:

Simulação

Como é uma simulação básica ela não leva em conta as indutâncias parasitas e outros fatores que podem aparecer por causa da montagem do aparelho.

Por dentro de um filtro de linha FC de quatro tomadas

 

Filtro de linha FC de 4 tomadas

Daí eu comprei um "filtro de linha" para a bancada. Já falei sobre essas réguas de tomadas que não são filtros de linha lá em 2015. Uso mesmo por causa das tomadas extras, chave liga-desliga e o fusível. Aproveitei e gravei um vídeo no estilo "já que vou abrir, faço um vídeo e coloco no canal. Vai que faz sucesso":

Aqui o filtro de linha FC por dentro:

Filtro de linha FC de 4 tomadas

Pois é, filtro mesmo é só aquele indutor em série, sem capacitores X e Y. Olha o varistor:

Filtro de linha FC de 4 tomadas

Esse é pequeno em relação aos que já vi em outros filtros de linha. Aqui uma olhada mais de perto do filtro:

Filtro de linha FC de 4 tomadas

Por dentro de uma luminária solar de LED externa

 

Luminária Solar
Fazia tempo que eu queria comprar uma dessas luminárias solares pra colocar aqui no quintal de casa. Acabei encontrando essa numa loja no centro de Campinas com um bom preço e resolvi comprar. O resultado é que agora dá pra chegar até os interruptores das luzes da área de serviço sem ficar no escuro e, de quebra, saiu um vídeo novo para o canal:

A luminária solar por dentro:

Luminária Solar
É só isso mesmo: uma placa, uma bateria 18650, uma placa solar e a placa dos LEDs. A placa com o circuito:
Luminária Solar SW03B-V1
O CI é um SW03B-V1, que é um circuito para luminária solar completo. Ele tem uma entrada para o painel solar, entrada para um sensor PIR, carregador de bateria e driver para os LEDs. Interessante que descobri que os sensores PIR evoluíram a ponto de ser só uma coisinha com três pinos (alimentação, GND e saída). No meu tempo de alarmes (1996) eram bem mais complexos esses sensores:
Luminária Solar