Mais equipamentos de teste e medição perdidos no ferro velho

Equipamentos eletrônicos no ferro velho

Recebi estas fotos recentemente e resolvi compartilhar aqui no blog com vocês. Elas foram tiradas num ferro velho da minha cidade natal e os equipamentos foram descartados provavelmente de uma escola. A foto acima é da bagunça dos equipamentos espalhados e está fora de foco mesmo.

Aqui um temos uma máquina de escrever velha, um multímetro Siemens Multitron e um kit didático com protoboard da Datapool:

Protoboard e medidor

Um velho computador CP-200 da Prológica:

Prológica CP200

Uma fonte de bancada Húngara Fok-Gyem Type TR-9253 (Ela foi salva):

Fok-Gyem Type TR-9253

Gerador de áudio Rohde & Schwarz Type SRB BN 40851:
Rohde & Schwarz Type SRB BN 40851

Multímetro eletrônico Rohde & Schwarz Type URI BN1050:
Rohde & Schwarz Type URI BN1050

Um amperímetro gigante, que era usado para demonstrações em laboratório de física:
Amperímetro gigante

E pra fechar, um medidor de potência analógico até 2 kW:
Medidor de kW

Fazendo capacitores tubulares em casa

Capacitor Caseiro

Taí uma coisa que eu queria fazer já há algum tempo: enrolar um capacitor tubular. Tudo começou quando comprei uma Eletrônica Popular (Maio de 1982) num sebo em 2008 ou 2009 e tinha um artigo do Miécio CAPYAU. Lá, como sempre, ele dava uma aula sobre como escrever (e ilustrar) um artigo técnico com muito humor. Bons tempos que não voltam mais. Daí catei um saco de lixo, carretel de linha, papel alumínio e fita de cobre e fiz um também.

Segue o vídeo da montagem:


Sobre o cálculo, a fórmula básica do capacitor de placas paralelas é C = Er * E0 * Area/distância das placas. Er depende do material e no capacitor do vídeo acredito que seja perto de 3. Enrolei e desenrolei o capacitor várias vezes para ficar bom e tirar os curtos que sempre apareciam.

Testando um testador de portas USB e uma carga também

Testador USB
E chegou este kit de testador de portas USB (modelo J7-t) e uma carga dinâmica até 35W (compre aqui). Como sempre segue o vídeo:


A carga USB é uma placa com um dissipador, ventoinha e dois potenciometros de ajuste (um ajuste fino e outro grosso):

Testador USB

Por baixo o transistor TIP122 que aguenta toda a potência em cima dele:
Carga USB

O testador desmontado, visto do lado do LCD:
Testador USB

E pelo lado dos componentes:
Testador USB

Não consegui identificador o microcontrolador. O CI de 8 pinos é uma memória 24C32. A etiqueta do testador é assim:
Testador USB

Testando uma bobinadora de transformador Heimao NZ-1

Bobinadora de transformador NZ-1

Mais um review, desta vez de algo um pouco diferente. O pessoal da Banggood enviou esta bobinadora manual de transformadores (compre aqui) para testes. Segue o vídeo:


Pela placa de identificação parece que a marca é Heimao e o modelo NZ-1:

Bobinadora de transformador NZ-1

A relação das engrenagens no modo manual, com manivela, é de 1:8. Assim uma manivelada dá 8 espiras no carretel. Retirando o conjunto da manivela dá pra conectar a bobinadora num motor elétrico pela polia lateral. Neste caso a relação é de 1:1:

Bobinadora de transformador NZ-1

A bobinadora de costas, mostrando os pontos de lubrificação:
Bobinadora de transformador NZ-1

Ela possui um contador mecânico até 99.999 espiras, com zero. Os correios conseguiram quebrar a engrenagem do contador. Tive que colar para voltar a funcionar.
Bobinadora de transformador NZ-1
Um projetinho bom seria retirar o contador mecânico e colocar um eletrônico que também controlaria um motor elétrico. Assim a bobinadora poderia ficar automática.

Convertendo a primeira página de um PDF para JPG

Revistas de eletrônica

Já falei aqui de um projeto de site com as capas e índices das revistas de eletrônica publicadas no Brasil. Embora eu tenha criado o repositório com os índices lá no meu GitHub, o povo não se empolgou e é praticamente só eu que atualizo aquilo lá, muito de vez em quando. O site seria parecido com o Guia dos Quadrinhos, com a capa, índice da revista, Thumbnails das capas, essas coisas. Criar os índices demanda tempo, mas criar uma imagem para cada capa demoraria muito mais. O ideal seria automatizar essa parte e já dei um primeiro passo para isso.

Graças a São Picco (padroeiro das revistas de eletrônica brasileiras) a maior parte destas revistas já foram escaneadas e estão disponíveis em PDF. Então escrevi algumas linhas em Python usando o módulo pdf2image, apontei para um diretório com alguns PDFs e o resultado é o da foto acima, com as imagens. Alguns PDFs não são convertidos direito, gerando só uma imagem em branco. Preciso verificar esse bug, mas o script já ajuda muito. O código é esse aqui:


import os
from pdf2image import convert_from_path

pdf_dir = "F:\Revistas de Eletronica\Monitor de Radio e TV" #troque pelo diretorio onde estao os pdfs

os.chdir(pdf_dir)

for pdf_file in os.listdir(pdf_dir):

    if pdf_file.endswith(".pdf"):

        pages = convert_from_path(pdf_file, 150,None,1,1) #segundo parametro eh a qualidade da imagem
        pdf_file = pdf_file[:-4]

        pages[0].save("%s.jpg" % (pdf_file), "JPEG")

O projeto segue em ritmo lento e algum dia, talvez, fique pronto. Quando sobrar um tempo vou ver se automatizo a geração das páginas também.

Por dentro de uma parafusareira elétrica Xiaomi Wowstick 1F+

wowstick 1F+ 64 in 1

Recebi mais um item para avaliação lá no canal, enviado pelo pessoa da Banggood (compre aqui). Desta vez é uma parafusadeira elétrica Wowstick 1F+, que parece ser da Xiaomi, embora não apareça o nome do fabricante em nenhum lugar. Segue o tradicional vídeo:



A desmontagem não é complicada se você sabe o que tem que fazer. Como eu não sabia ela demorou mais do que o esperado e teve alguns problemas. A parafusdeira continua funcionando depois da desmontagem e remontagem, mas sofreu um pouco. Coisas da vida...

A parafusadeira aberta:

wowstick 1F+ inside

As duas chaves de acionamento:
wowstick 1F+ pcb

Uma gira sentido horário e outra para o sentido anti-horário. Do outro lado da placa tem um CI MX612E (controlador de motor):

wowstick 1F+ pcb

A bateria é bem pequena, de 3,7V 280 mAh, formato NSC1040:
wowstick 1F+ battery

 E a placa do carregador, com um CI TP4056:
wowstick 1F+ pcb