Por dentro de um testador de transistores DUOYI DY294

DUOYI DY294
Para variar um pouco e sair do tema multímetros, peguei um testador de transistores DY294 da DUOYI (compre aqui). Segue o vídeo dos testes e da desmontagem do aparelho:


O testador testa basicamente a tensão direta e reversa de qualquer componente de dois terminais até 1000V, com uma corrente bem baixa para tentar evitar a queima do componente. Ainda não brinquei o suficiente com ele, mas acredito que ele possa danificar algum componente mais sensível. No mais ele tensão de saturação de transistores (Vcesat), hFE e Iceo. Também testa reguladores de tensão da linha 78XX e 79XX. Por dentro tem duas placas:

DUOYI DY294

As duas placas são encaixadas uma na outra por terminais nos extremos e a chave de seleção possui uma seção em cada placa. A placa de cima tem os resistores de potência para as correntes de testes:
DUOYI DY294

Por baixo dela temos mais uns resistores e a primeira seção da chave impressa:
DUOYI DY294

A placa maior é a principal e tem uma fonte de alta tensão com dobrador na saída do transformador:
DUOYI DY294
A segunda seção da chave seletora fica ali em cima do transformador. Já na parte de baixo temos um CI em Epoxi embaixo do LCD que parece ser um ICL7106 (pela topologia do circuito). Tem também os contatos de testes e os botões:
DUOYI DY294

O objetivo deste testador, no meu caso, é testar os muitos componentes que tenho nos gaveteiros. Tenho uma gaveta só de diodos Zeners sem identificação que preciso separar. Também é bom para ver qual a tensão máxima de capacitores cerâmicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!