Simulador de TV analógica com Raspberry Pi

Raspberry TV Simulator
Daí eu peguei aquela TV preto e branco que consertei um tempo atrás e montei um projetinho com Raspberry Pi dentro dela. Segue o vídeo:


O projeto foi feito por diversão e para divulgação do canal e do meu Github. Toda a parte técnica está lá no repositório do projeto no Github (código fonte, esquemas e mais). O que ele faz é simular a mudança de canais numa TV analógica usando o próprio circuito da TV de tubo de 5 polegadas. Isso é feito acionando um relé que substitui a chave de video/TV que fica atrás do aparelho. Montei o relé numa plaquinha dentro da TV:

Placa do relé
Aproveitei os próprios fios que vão para a chave para conectar nesta placa, por isso não houve necessidade de retira-la e nem de cortar trilhas. 

Esta TV usa um potenciômetro para variar a tensão de sintonia do tuner. Ali tive que cortar as trilhas do potenciômetro para poder usar a tensão de 5V e mandar para o Arduino. Os cortes na placa foram feitos como mostrado na foto:
Montagem do potenciometro

Com isso o pino de tensão de sintonia do tunner (Varicap) fica flutuando (aberto) e a TV só mostra estática na tela com o típico ruído no áudio. Aqui a posição da chave e do potenciômetro na placa da TV:

Placa da TV

O potenciômetro fica acoplado mecanicamente, via engrenagens, ao botão (knob) de sintonia e ao capacitor variável do rádio. Falando em rádio, preciso checar se ele continua funcionando. Provavelmente continua, já que o circuito é separado da TV. Aqui o potenciômetro indicado pela seta vermelha:
Placa da TV

A Rasperry Pi 3B+ foi montada dentro do compartimento de pilhas, que é bem espaçoso:
Montagem do simulador de TV
Como não tinha aqui o conector correto para o áudio e vídeo da Rasp usei os pontos de teste na placa e soldei diretamente neles. O áudio na Raspberry é estéreo, por isso montei um mixer com dois resistores de 1k Ohms para transformar em mono.

No cartão de memória vai o sistema operacional normal da Raspberry. O script em Python que toca os vídeos e checa o status do Arduino foi colocado para rodar automaticamente após o boot. No vídeo de demonstração usei filmes em domínio público disponíveis no Internet Archive.

O projeto ainda tem algumas coisinhas pra ajustar e talvez surjam melhorias futuras. Também pode servir de base para alguém que queira reaproveitar uma TV velha.

6 comentários:

  1. a ideia é boa, mas eu já fiz isso usando a entrada A/V da tv e um midia player, desses encontrados no M.L.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. coloquei alguns trechos de filmes antigos alternando um trecho de filme e um trecho com sinal de estática em um cartão sd - o midia player toca na sequencia, então fica parecendo que está trocando de canal.

      Excluir
  2. Great project! I love these little TVs. I have about 20 of them. So many ideas!

    ResponderExcluir
  3. Would this project work with a Rasp Pi 1?

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!