Achados do ferro-velho 2

Caixa de velharias

Daí eu fiz um giro nos ferro-velhos ontem e enchi a caixa da foto acima. Geralmente o que eu faço é ir passando de ferro-velho em ferro-velho (ou centro de reciclagem) atrás de algo que dê pra fazer um vídeo ou reaproveitar alguma coisa. Comigo só uma mochila e o objetivo é trazer só o que couber dentro dela. Como este ano a meta é de dois vídeos por semana os assuntos podem se esgotar rapidamente e acho que terei que fazer estas visitas com mais frequência. Da mesma forma que o primeiro post que fiz ano passado seguem os itens que encontrei desta vez, do jeito que chegaram.

Amplificador de áudio portátil:

Amplificador portátil
Estou supondo que seja algo parecido com um megafone ou amplificador de voz. Parece ter um alto falante, tem controle de volume, alimentação externa via cabo espiral e um cabo com o que parece ser um microfone. Este aparelho já estava lá no ferro velho faz tempo, pelo menos uns dois anos. Sempre via ele lá mas só agora resolvi trazer pra casa. Deve virar assunto de vídeo.

Contador industrial:

Contador industrial

Num dos ferro-velhos tem uma caixa cheia de controladores e dispositivos industriais. Peguei este contador que parece estar em melhor estado de conservação. Como é uma caixa que fica à céu aberto, sujeito a chuva, provavelmente ele vai ter algum problema. As chaves Thumbwhell parecem estar boas e não emperradas como as dos outros que estavam lá.

Conversor de UHF Kron:

Conversor de UHF
Este comprei por nostalgia e por talvez servir pra algum vídeo. É um conversor de UHF dos modelos mais comuns da época. Uma vez já pensei em fazer uma coleção de conversores de UHF, gosto destes aparelhos. Tecnicamente não vejo problemas de um conversor de UHF ser usado para TV digital, seria interessante tentar algo neste sentido.

Display 2x20 VFD:

Display VFD

Um display bem grande VFD (Vacuum Fluorescent Display) com entrada serial RS232. Parece estar em bom estado e tem até o circuito de alimentação na placa. Este preciso testar com calma e, se funcionar, usar em algum projeto.

Placa de PC:

Placa PC
Não parece uma placa de PC tradicional, mas é um PC completo para POS (Point Of Sale - Ponto de venda). Falta as memórias RAM (DDR 533 MHz), mas parece estar completa. Preciso ver como é a alimentação pra tentar ligar. O Processador é um Intel Atom N270, fraquinho pra hoje, mas dá pra brincar se funcionar. Detalhe que tem quatro portas seriais RS232 na plaquinha extra.

Update 30/01 - Olhei melhor a placa e falta um CI BGA ali em cima (área branca). Parece ser um controlador com SATA. Provavelmente a placa teve algum problema e tiraram o CI. Vou tentar ligar mas as chances de funcionar diminuíram muito.

Módulo amplificador com STK:

Amplificador STK
Num saco de placas encontrei esta placa com um amplificador Híbrido STK4182II. A placa parece que é de algum aparelho de som da Sony e acho que se ligar deve funcionar (usando uma fonte simétrica). Este deve virar um vídeo que já estava planejando há muito tempo, embora sob protestos.

Vídeo porteiro LCD:

Video porteiro LCD
Na mesma semana que publiquei o vídeo porteiro com CRT encontro este com tela LCD. Preciso ligar pra ver se a tela não está quebrada. Parece ter tomado chuva e pode não estar muito bom por dentro, mas estou torcendo aqui.

Placa com relés:

Placa de relés
Esta veio de graça, não tinha valor nenhum pro dono do ferro-velho e ele me disse que podia levar. É uma placa com relés Metaltex que devo aproveitar em outro projeto engavetado. Fora os relés tem uns diodos e quatro termistores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!