Por dentro de uma máquina de solda ponto Qianli Macaron

Qianli Macaron Spot Welder
Recebi esta máquina de solda ponto portátil para avalição e segue tradicional vídeo:


É uma máquina de solda ponto da marca Qianli, modelo Macaron. O aparelho é mais leve do que eu pensava e deve ser utilizado para solda de baterias de Lítio de celulares e para fazer packs de bateria 18650. Como usa bateria interna ela não é recomendada para uso intenso, como em uma linha de produção, já que descarrega relativamente rápido. Mas para manutenção de celulares, tablets e pequenos packs para testes ela é muito boa. Nos meus testes ela soldou muito bem baterias de Lítio 18650 com fitas de níquel no nível 1, mas recomendo colocar no nível 2 para uma solda mais firme. Para metais mais espessos talvez tenha que aumentar o nível. 

A placa do aparelho tem um microcontrolador sem identificação, alguns amplificadores operacionais para a proteção térmica das baterias via termistor e os MOSFETs NCE40H29D:
Qianli Macaron Spot Welder

Do outro lado tem mais dois MOSFETs e o CI do carregador das baterias internas IP5306:
Qianli Macaron Spot Welder

Os quatro MOSFETs estão em paralelo e são eles que chaveiam as baterias para os eletrodos de solda, num pulso bem curto. No modo automático a solda é feita quando se encosta as pontas dos eletrodos no metal e é detectado um curto. No modo manual tem que apertar o botão na parte de cima do aparelho.

Gostei muito da máquina e devo usar em alguns projetinhos por aqui. Como eu disse não é pra uso intenso, como em produção, mas servirá muito bem para alguns vídeos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!