Sobre a compatibilidade com DR (disjuntor Residual)

Nos últimos anos instalei mais chuveiros do que gostaria, devido as mudanças de casa, cidade e estado. Algo que me chamava a atenção é que todos vinham com um aviso de "compatível com DR". DR é o disjuntor residual que protege contra fugas para o terra e pode evitar que uma pessoa seja eletrocutada. 

Pois bem, na última mudança faltou chuveiro aqui em casa e como era para o banheiro que quase nunca será usado (exceto em casos de quarentena ou visitas), comprei um daqueles tradicionais da Lorenzetti. Este modelo imita aquele antigo de metal, mas é de plástico. E na caixa deste não havia o aviso de "compatível com DR". 


Chuveiro tradicional

Como aqui tem o bendito DR fiquei preocupado de não funcionar, mas correu tudo bem e funcionou sem problemas e está sendo usado há dois meses. Mas então qual o problema com o tal "compatível com DR"?

O problema é que DRs são obrigatórios pela NBR 5410 (1997). Um aviso desse tipo é desnecessário já que todas as casas tem que ter DR. Claro que isso num mundo ideal, pois a maioria das casas no Brasil não tem. Contando aqui, dos sete lugares que morei até hoje (3 casas e 4 apartamentos) só essa atual é que tem os DRs. Sim, é naquela casa onde fiz toda a instalação elétrica e já contei a história aqui no blog.

Certo, chuveiros não precisariam desse aviso pela lógica de que se o DR é obrigatório todo equipamento ligado na rede elétrica tem que funcionar sem problemas com ele. Assim pensava eu até que instalamos este cara aqui:

Forno Fischer Fit Line

É um forno elétrico da marca Fischer modelo Fit Line e foi instalado no fim de 2019. Ele não é eletrônico, o timer é um modelo eletromecânico tradicional e tem ainda um controlador de temperatura e dois botões para ligar as resistências de cima e de baixo. Até prefiro assim pois é mais fácil de consertar em caso de problema. Não tinha o "compatível com DR" na caixa, mas como disse aí em cima: se é obrigatório tem que funcionar.

Mas eis que fomos tentar o primeiro assado nele e 10 minutos depois... caiu a energia. Primeira coisa foi checar os disjuntores no quadro de energia e descobri o DR desarmado. Rearmei o DR, religa o forno, 10 minutos mais ou menos e... caiu a energia novamente. Olha no quadro e DR desarmado. Falha na tomada? Retirei o forno do nicho e botei em cima da mesa. Como a tomada dele é de 20A religuei em outra com um adaptador para 10A para checar a tomada e assar ao mesmo tempo (bolo não pode esperar). Tomada OK e bolo OK, qual a conclusão? Olhando a diferença das conexões notei que meu adaptador de 20A para 10A não tinha o pino de terra, logo o culpado era o próprio forno. Fiz outro teste com o terra ligado e... DR desarmado.

Logo o forno não é compatível com DR. Como solução provisória desliguei o terra da tomada do nicho onde vai o forno elétrico (não é recomendado, eu sei). Está funcionando sem problemas. Pelo meu teste parece que o timer eletromecânico tem uma fuga para o terra (carcaça) em determinados pontos, que é suficiente para acionar o DR.

Agora vem a questão de como resolver definitivamente. O aparelho é grande e pesado e o fabricante fica em SC e estou em MG.

5 comentários:

  1. Isso e o post antigo me lembrou que eu fiquei de fazer a mesma coisa aqui comentando a instalação do prédio onde está minha oficina (mas é uma casa). Eu mesmo fiz do zero, mas não segui exaaaaatamente as normas, fiz meio como que minha cabeça mandou e como eu achava necessário. Ficou bom, no meu ponto vista seguro.

    ResponderExcluir
  2. Eu reformei a minha casa a 3 anos e comprei um forno igual a esse. E tive o mesmo problema. Como ia dar trabalho devolvê-lo já que foi comprado pela internet resolvi abrir. Só precisei limpar em volta dos terminais da resistência e não deu mais problema.

    ResponderExcluir
  3. Edson, estou com esse problema. Só q o meu é zero, acabei de instalar e fui testar, resultado, caiu o DR.....

    ResponderExcluir
  4. todo chuveiro é compatível com DR, o que não é compatível é a resistividade da água, se vc olhar no manual ou na caixa dos chuveiros, praticamente todos falam isso. Por que fala o seguinte, "a resistividade não deve ser inferior a 1300 ohms x cm. Então no caso é a distancia da pessoa com o aterramento do chuveiro. no youtube tem vídeos falando sobre isso.

    ResponderExcluir
  5. sim, a norma diz que é obrigatório, mas se vc for no item 5.1.3.2.2 e olhar o numero 5 da nota diz o seguinte "A proteção dos circuitos pode ser realizada individualmente, por ponto de utilização ou por circuito ou por grupo de
    circuitos", então podemos concluir que, podemos separar circuitos que passarão pelo DR e outros que não passarão por este dispositivo.

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!