Desmontando antenas WiFi

Antenas WiFi

Daí eu desmontei algumas antenas WiFi e gravei um vídeo. Só isso mesmo, vejam:


E as fotos das antenas desmontadas:

Antenas por dentro

Antenas por dentro

7 comentários:

  1. Vamos lá, essa parte eu sei ahahaha..

    Primeira antena que abriu... nada mais é do que um dipolo de 1/2 onda. A única coisa que te confundiu é que o cabo coaxial passa por dentro do elemento que está ligado a malha do cabo. Então mede da ponta do tubo ao final da antena, tem 1/2 lambada e pronto.

    A segunda antena é uma 2 x 5/8 de onda, a bobina o meio serve pra criar a defasagem entre os dois trechos de 5/8 e também fazer o acerto da impedância. O tubinho embaixo é novamente o radial de terra, nas antenas tradicionais, você deve imaginar as varetinhas em 90 graus, nesse caso é uma unica vareta mas virada pra baixo, com o cabo saindo por dentro pra não ter um elemento parasita ao lado da parte ativa.

    Terceira antena é a mesma coisa, mas... agora com 4 x 5/8. Explicando um pouco mais a coisa é a grosso modo você colocar 4 antenas uma em cima da outra fazendo uma pilha. Objetivo? Aumentar o ganho.

    As duas últimas em placas impressas, você já matou, são dipolos. No caso são o que chamamos de antena colinear, que nada mais é que um array de dipolos devidamente espaçados e alimentandos em fase.

    ResponderExcluir
  2. Ehehehehe... e eu sabia que você ia gostar! Ah... quanto ao software beeeeeem caro que pode ter sido usado pra fazer as antenas impressas, sim, é verdade, mas também pode ter sido um software beeeem barato ou até livre e muuuuuuuuuuuuuita, mas bota muita nisso, matemática pra calcular tudo certinho! :D

    ResponderExcluir
  3. Showww, Parabéns Rodrigo Feliciano e explicação do Luciano, toop!!!!

    ResponderExcluir
  4. Como fazer uma antenda tipo a segunda?, Tipo o materiais e tal?

    ResponderExcluir
  5. Pô galera queria muito aprender sobre antena, RF, transferência de dados, se alguém tiver indicação de canais ou fóruns me falem..

    ResponderExcluir
  6. Pô galera, queria muito saber sobre antenas, RF, transferência de dados, amplificadores.. se alguém tiver alguma indicação de canais ou fóruns, me fala

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!