Rádio a cristal versão 2

rádio a cristal
Depois de um tempão (3 anos) resolvi remontar o meu rádinho AM a cristal. No post original já tem todos os detalhes e a motivação para a montagem. Só troquei o capacitor variável nessa versão e filmei a montagem. As rádios AM ainda não acabaram, mas é bom montar um rádio destes enquanto ainda dá pra pegar alguma coisa... Segue o vídeo:

6 comentários:

  1. Eu tenho uma pedra de galena aqui que guardei pra montar um radio galena clássico, espero conseguir fazer isso antes das emissoras forem pro brejo eheheh.

    Mas quer uma dica pra fone de ouvido de cristal e com coisa da caixa de sucata? Tem algum buzzer piezzo ou seja, cerâmico ai? Se tiver, pega um, coloca um resistor de 470K em paralelo com ele e bimbo, tá ai o fone de cristal pra rádio galena.

    Se quiser fazer algo melhor ainda, compre um daqueles abafadores de ouvido baratinhos, pegue dois buzzers deles, faça um fonte "stereo", um em cada ouvido, coloque as cápsulas com resistor em série e pronto. O abafador ajuda ainda a mascarar o ruído ambiente deixando o som um pouco melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cheguei a testar com uma capsula piezo mas com o transformador dá pra usar fones comuns, que qualquer um tem em casa. Mas vou testar a dica do resistor em paralelo qualquer hora.

      Excluir
  2. Lembrou a minha infância. O que eu fiz com o meu pai tinha um capacitor variável imenso, a bobina foi enrolada em um tubo de papel higiênico e o fone de ouvido era uma sucata. Mas eu me sentia o maior mágico escutando rádio sem precisar ligar pilha ou na tomada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que ainda tenha alguma AM para que eu possa fazer o mesmo quando meus filhos estiverem mais velhos...

      Excluir
    2. Bem... se não tiver nenhuma AM no ar, ehehe, a gente bota a nossa, monta um transmissorzinho de AM pra brincar. :)

      Excluir
  3. É possível alterar o circuito para sintonizar outras bandas como por exemplo Ondas Curtas, já que a AM está fadada a desaparecer?

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!