quarta-feira, 19 de julho de 2017

Microsoft Wireless Keyboard 1000 e Wireless mouse 2000 por dentro

Mais um dia, mais um "por dentro". Hoje é dia de falar do meu mouse e teclado da Microsoft, que me acompanham desde 2010. O teclado é o terceiro que passa por aqui e o mouse eu já perdi a conta de quantos já troquei antes de comprar o atual. Como duraram e ainda funcionam depois de sete anos de uso acho que já dá pra recomendar, né? Mas vamos ao vídeo e depois as fotos:


As fotos da placa da base, em cima e embaixo:

Microsoft wireless Desktop Receiver 3.1

Microsoft wireless Desktop Receiver 3.1
O modelo é descrito como "Microsoft wireless Desktop Receiver 3.1" e é um pouco grande. Normalmente as bases de teclados e mouses sem fios (atualmente) são no formato de um pendrive. Esta aqui tem a vantagem de ter um cabo longo e dá pra colocar bem perto do mouse e teclado. A antena é impressa.

O CI maior está marcado como SPCP26A011A e não há muita coisa sobre ele na web. Deve ser um microcontrolador com USB. O CI de RF é um TRF7909 e, mais uma vez, nada de informação. O CI de oito pinos acho que é uma memória equivalente a 24C02 (até onde consegui pesquisar).

O mouse é composto por duas placas empilhadas:
Microsoft Wireless Mouse 2000

O sensor tem 32 pinos e este encapsulamento transparente é muito legal. Não consegui identificar um part number nele. Virando o mouse vemos a placa de RF:

Microsoft Wireless Mouse 2000

Aqui temos duas bobininhas e a antena impressa. O CI maior não consegui identificar (já deu pra perceber que é meio complicado identificar os componentes destes aparelhos). O de oito pinos é uma memória 24AA161.

Já o teclado tem só um CI:

Microsoft Wireless Keyboard 1000

O CI está identificado com o código X816401 e tem o logo da Microsoft. A antena neste caso é um fio que dá a volta em todo o teclado.

Um comentário:

  1. Você prestou atenção ao detalhe do transmissor do teclado? Que ele é controlado a cristal? Eu espera também um CI que tivesse o transmissor embutido, mas ai pelo visto fizeram um transmissorzinho clássico a cristal mesmo!

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...