Troca do teclado de membrana do microondas Brastemp BMS45

Microndas Brastemp Ative Placa de controle
Pois é, agora foi a vez do microondas aqui de casa dar problema. Depois da lavadora (mesma marca - Brastemp -  e mesma série - Ative - do microondas) foram as teclas do microondas (BMS45) que pararam de funcionar. Pararam as teclas "Parar/Cancelar" e a "Iniciar". A troca do teclado de membrana você acompanha no vídeo:



E agora mais algumas fotos e comentários...

Não mostrei o capacitor e nem os diodos de alta tensão no vídeo, então fotografei:

Microndas Brastemp Ative Capacitor

O Magnetron é um Galanz M24FB-610A. É a última válvula eletrônica que você vai ver num equipamento domestico hoje em dia. Já saiu algum forno de microondas com transistor? Faz tempo que anunciaram e até agora não vi nenhum...
Microndas Brastemp Ative Magnetron

O "pequeno" transformador do microondas. Grande parte do peso do aparelho se deve a ele:
Microndas Brastemp Ative Transformador

A parte de baixo da placa de controle:
Microndas Brastemp Ative PCB
Esse display de LED branco incomoda muito. O brilho é bem alto e a noite, com todas as luzes da cozinha/sala apagadas, ele ilumina muito. Até pensei em trocar os resistores de 100 Ohms por um valor maior para reduzir o brilho, mas não fiz isso (ainda).

Olhando a placa (primeira foto) vemos que ela tem a opção para Grill que não vem montada (um relé). O transformador pequeno é para alimentar todo o circuito. Acho legal usarem microcontrolador, mas gostava mais quando os microondas usavam timer eletromecânico. Aquilo dava muito menos problemas...

4 comentários:

  1. Mas vem cá... conta ai o que é o "trem" que quem tiver mais de 40 anos certamente já usou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro lote da urna eletrônica (1997). Aquele teclado de membrana dava pau direto na produção... Trocava uns vinte por dia.

      Excluir
  2. Qual seria o método mais *seguro* para descarregar o capacitor sem "fritar" o componente junto com quem estiver descarregando se não tomar os devidos cuidados :P ?

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!