Multímetro Minipa ET-2082A por dentro


Placa do multímetro Minipa ET-2082A

A placa da foto acima é de um multímetro Minipa ET-2082A que comprei no ferro-velho há muito tempo e só agora dei uma conferida. Para facilitar a "contação" de história segue o vídeo:


E agora os tradicionais complementos com mais fotos. Começamos pelo outro lado da placa, que não tem componentes. Acho que a fita isolante que prendem os fios do clipe da bateria foram colocados junto com a gambiarra para ligar a fonte externa:

Placa do multímetro Minipa ET-2082A

A placa da chave de seleção:
Placa do multímetro Minipa ET-2082A

No vídeo eu não falei sobre os cinco trimpots de ajuste ali no canto inferior direito. É que eu só fui ver depois, quando fui tirar as fotos. O lado da chave:

Placa do multímetro Minipa ET-2082A

Detalhe da placa com o CI UM7108:
Placa do multímetro Minipa ET-2082A

É um CI próprio para multímetros, de 3 e 1/2 dígitos. E pra finalizar os circuitos que eu desconfio que sejam do medidor de capacitância e indutância. Tem um 4093 ali e uns amp-ops (TL072):

Placa do multímetro Minipa ET-2082A

11 comentários:

  1. Bom... uma coisa eu posso te afirmar, eu sei porque o ex-dono colocou essa gambiarra toda. Eu tenho um multimetro similar a este e... o bicho BEBE bateria! Basta esquecer ele ligado e tchau! Enquanto isso o outro que é meu fiei escudeiro, um que já tem 25 anos, da pra esquecer ele uma semana ligado que não devora a bateria.

    Embora eu já sei de cor o que tem dentro dos outros multimetros que citou, mas faz o video, é interessante.

    Ah... e engrossando o coro: PARA DE BATER OU JOGAR as coisas! kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Ah... esqueci, embora você nem quis saber que diabos de gambiarra o cara fez, deveria ter levantado, pois já poderia dar uma pista de possiveis problemas ou danos causados. Me espantou a quantidade de diodos.

    Eu chuto que ele quis derrubar tensão com diodos e talvez até proteção de polaridade reversa. Agora os três resistores? cri... cri... cri... nem faço idéia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho que procurar os componentes na lixeira, já joguei fora...

      Excluir
  3. Olá, Rodrigo! Ocorreu-me uma ideia, pode parecer absurdo mas... Aquela mensagem de "-OL" indica sobrecarga (OverLoad). Talvez não haja algum curto na área dos bornes das pontas de prova? Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Curto seria só na escala de ohms. Nas outras teria que mostrar só zero.

      Excluir
  4. Olá amigo gostaria de saber se poderia me passas a posição dos contatos da parte inferior, nas fotos só tem a superior, estou com um do mesmo modelo e suspeito que está errado, já estava mexido quando peguei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo por favor me passa a foto dos contatos tbm.

      Excluir
  5. Caro Rodrigo, você pode me informar os valores dos resistores SMD próximos do diodo D15 ( R42, R65, R66, R58 )... Estão entre a parte inferior direita da chave seletora e o bor
    ne de entrada V, Ohm,... do ET-2082A. Grato !

    ResponderExcluir
  6. Olá Srs. Estou com o meu aberto aqui, tem pouquíssimo uso, só pra ter uma idéia é a segunda bateria, desde que comprei novo.
    Já substitui a bateria, e mesmo assim, as medidas de tensões estão fora, ao ligar já marca 5v, 3v.. e poraí vai. Qual é o trimpot de ajuste de tensão?

    ResponderExcluir
  7. Rodrigo me passa teu contato por favor

    ResponderExcluir
  8. Bom dia. A cerca do seu multímetro Minipa ET-2082A, o que foi feito do mesmo? Tenho um que está funcionando bacana, mas o painel frontal está sumindo as inscrições. Porventura vc teria um painel na sua sucata? Já contactei a Minipa mas me informaram que não possuem peças de reposição. Obrigado.

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!