domingo, 11 de junho de 2017

Multímetro Minipa ET-2082A por dentro


Placa do multímetro Minipa ET-2082A

A placa da foto acima é de um multímetro Minipa ET-2082A que comprei no ferro-velho há muito tempo e só agora dei uma conferida. Para facilitar a "contação" de história segue o vídeo:


E agora os tradicionais complementos com mais fotos. Começamos pelo outro lado da placa, que não tem componentes. Acho que a fita isolante que prendem os fios do clipe da bateria foram colocados junto com a gambiarra para ligar a fonte externa:

Placa do multímetro Minipa ET-2082A

A placa da chave de seleção:
Placa do multímetro Minipa ET-2082A

No vídeo eu não falei sobre os cinco trimpots de ajuste ali no canto inferior direito. É que eu só fui ver depois, quando fui tirar as fotos. O lado da chave:

Placa do multímetro Minipa ET-2082A

Detalhe da placa com o CI UM7108:
Placa do multímetro Minipa ET-2082A

É um CI próprio para multímetros, de 3 e 1/2 dígitos. E pra finalizar os circuitos que eu desconfio que sejam do medidor de capacitância e indutância. Tem um 4093 ali e uns amp-ops (TL072):

Placa do multímetro Minipa ET-2082A

5 comentários:

  1. Bom... uma coisa eu posso te afirmar, eu sei porque o ex-dono colocou essa gambiarra toda. Eu tenho um multimetro similar a este e... o bicho BEBE bateria! Basta esquecer ele ligado e tchau! Enquanto isso o outro que é meu fiei escudeiro, um que já tem 25 anos, da pra esquecer ele uma semana ligado que não devora a bateria.

    Embora eu já sei de cor o que tem dentro dos outros multimetros que citou, mas faz o video, é interessante.

    Ah... e engrossando o coro: PARA DE BATER OU JOGAR as coisas! kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Ah... esqueci, embora você nem quis saber que diabos de gambiarra o cara fez, deveria ter levantado, pois já poderia dar uma pista de possiveis problemas ou danos causados. Me espantou a quantidade de diodos.

    Eu chuto que ele quis derrubar tensão com diodos e talvez até proteção de polaridade reversa. Agora os três resistores? cri... cri... cri... nem faço idéia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho que procurar os componentes na lixeira, já joguei fora...

      Excluir
  3. Olá, Rodrigo! Ocorreu-me uma ideia, pode parecer absurdo mas... Aquela mensagem de "-OL" indica sobrecarga (OverLoad). Talvez não haja algum curto na área dos bornes das pontas de prova? Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Curto seria só na escala de ohms. Nas outras teria que mostrar só zero.

      Excluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...