Lavadora Brastemp Ative 9kg com problema nas teclas de comando

Placa lavadora Brastemp Ative 9kg

A foto acima é da placa da lavadora aqui de casa. É uma Brastemp Ative de 9kg e as teclas não estavam funcionando direito. Para os apressados, as setas indicam as chaves que eu troquei e a lavadora parou de apresentar o problema. Para quem tem tempo segue o vídeo do conserto, incluindo como tirar o painel e outras coisas:


E agora as tradicionais fotos das placas. Começando pela "placa de potência" vista de cima:

Placa de potência lavador Brastemp

A placa é toda recoberta por uma resina flexível, parece uma gelatina e é a primeira vez que vejo isso ao vivo. Agora a placa por baixo, com os componentes SMD:
Placa de potência lavador Brastemp

A placa principal parece ser recoberta também por essa resina, mas muito mais fina a camada. Isso atrapalha a identificação de alguns componentes, como o microcontrolador:

microcontrolador lavadora Brastemp

E pra terminar, uma vista da chave rotativa, com os LEDs SMD em volta:

Chave lavadora Brastemp

10 comentários:

  1. Olá, excelente post, como todos os outros. A gelatina que você menciona é chamada "conformal coating" e um dos muitos fabricantes é a Dow Corning.

    ResponderExcluir
  2. Amigo, em primeiro lugar quero dizer que curto muito o seu blog, acompanho já tem um tempo.
    Agora por coincidência estou com problemas com uma lavadora desse modelo, saberia me dizer se a placa de potência fornece tensão nos seus terminais mesmo quando desconectada das outras placas?

    ResponderExcluir
  3. Cara, excelente video! realizei todo o processo troquei todos os botoes e a maquina esta funcionando perfeitamente!Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Ola ótimo vídeo! Gostaria de saber onde comprou os botões da placa! Ou o nome dos bostoewy para que possa efetuar o processo em minha máquina! Obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Excelente vídeo. A minha brastemp está apresentando defeito sómente nos botóes alto e baixo do n´vel d'água. Como devo proceder para repará-los? Obrigado!



    ResponderExcluir
  6. Estou com o mesmo problema e não estou conseguindo achar as "teclas" que vc menciona no vídeo para comprar. Vc poderia me indicar a loja ou o site, moro em Teresópolis . Me ajuda!!! Eu mesma que vou consertar.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde a minha maquina esta com o msm problema, esta chavinha tem para comprar ou um especialista tera q trocar o painel inteiro?

    ResponderExcluir
  8. Uma pena vc conseguiu tirar fotos boas... Mais não dá etiqueta da placa maior para sabermos o modelo dela... Fiquei tentando ver pelo vídeo o código mais na filmagem não pega!

    ResponderExcluir
  9. Boa noite, qual o código da chave rotativa?

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!