domingo, 2 de abril de 2017

Por dentro de um teclado CCE EK-55X

Teclado CCE EK-55X
O teclado acima é um CCE EK-55X que não estava funcionando. Não é um projeto original da CCE e o fabricante original é a Letron e seu nome verdadeiro é MC-38. Me parece um teclado bem básico, para aprendizado. Fiz um vídeo dos testes e parte do conserto dele:


Agora mais fotos e informações. Começando pela placa principal:

Placa do Teclado CCE EK-55X


O circuito integrado maior é um MC-38 e não achei mais informações sobre ele. O segundo CI maior é um DSG-MC3 e parece que é equivalente ao Yamaha YM2163. O CI amplificador de áudio eu não consegui ler pois está manchado em cima das marcações. Tem ainda um 74HC74 (Flip-flop D duplo). O problema do teclado, como visto no vídeo, é que ele não liga com fonte externa. Só liga se estiver alimentado pelo suporte de pilhas. Outro problema é que, quando ligado, muitas das teclas não funcionam.

As placas para as teclas do piano são compridas e fica difícil tirar uma foto delas inteiras. Segue só um pedaço onde elas se juntam, via cabo flat:

Teclado CCE EK-55X

Os diodos fazem parte do circuito de multiplexação, já que são muitas teclas. Levantando as placas vemos a sujeira acumulada:
Sujeira no Teclado CCE EK-55X
Limpei as placas com um pincel, passei limpa contatos nos pads da placa e limpei também as borrachas. Isso não fez as teclas voltarem a funcionar. Elas só funcionaram depois que passei uma borracha branca nos contatos das teclas.

Algo que me incomodou na placa principal foi o CI MC-38 estar mal soldado. As soldas estavam bem "rasas":

Solda com problemas no CI

Olhando pelo lado dos componentes dava pra ver um dos lados do CI levantado:
Circuito integrado levantado na placa

Retirei o CI da placa, limpei tudo e soldei de novo:
Circuito integrado fora da placa

Isso não era o que estava causando o problema de não ligar. Este foi resolvido quando fui checar as soldas do conector de alimentação. Uma das trilhas estava aberta, logo no pino do conector. Refiz a conexão e o aparelho voltou a ligar pelo conector da fonte (9 a 12V, pino central positivo).

Os dois alto falantes estavam soltos e dei um jeito aparafusando os suportes originais nos parafusos do acabamento azul:
Nova fixação do alto falante

Tudo certo e funcionando, minha filha gostou e deve ficar com ele. Se você não viu, ela aparece tocando "Cai-Cai Balão" depois dos créditos do vídeo.

3 comentários:

  1. Como você descobriu o fabricante original do teclado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procurei pelo CI principal no Google e não achei nada. Daí procurei pelo nome do CI e a palavra "keyboard" e caí na página do primeiro link, com o original.

      Excluir
  2. Isso era bem normal na época, de marcas firmarem licença pra distribuir produtos de outra, estrangeira, sob seu logo no seu respectivo país. Os teclados da Giannini eram todos feitos em cima de estrangeiros também, por exemplo.

    Dêem uma procurada por Tablehooters que encontrarão ótimas análises dos originais MC-38 e MC-3 (CCE EK-50x). Graças ao dono do site, via contato direto, consegui também descobrir que o EK-100x é um Letron MC-103.

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...