Por dentro de um antigo telefone de disco

Telefone de disco antigo verde

O aparelho da foto foi comprado ontem, no ferro-velho. Ainda não tenho um uso pra ele, mas acho que dá pra reaproveitar o disco para um projetinho com Arduino e a campainha eletromecânica para incomodar os outros. Claro que tem vídeo de "por dentro" (o pessoal parece que realmente gosta disso):


E vamos as fotos. Primeiro uma vista interna do aparelho:

Telefone de disco - por dentro

Como eu disse no vídeo, o circuito é mais ou menos padrão e pelo que me lembro tinha um tal de "padrão Telebrás" com um esquema básico. Me lembrou da época em que trabalhei consertando telefones públicos. O capacitor de 1uF é o da campainha para não deixar passar o nível DC. O transformador é uma hibrida telefônica para separar o áudio que vem do que áudio que vai:

Telefone de disco - por dentro - placa

O disco tem uma marcação escrita "1972" que deve ser o ano de fabricação. Pela caixa transparente dá pra ver os dois contados chaveadores. Um é fechado quando se gira o disco e só abre novamente quando ele para. O outro é interrompido um número de vezes igual ao do número discado:
Telefone de disco - por dentro do disco

A bobina da campainha, que aciona o badalo (ou martelo) que bate nos sinos. A peça de plástico branca é o "controle de volume" da campainha. Ele ajusta a força com que o badalo (ou martelo, como queira) bate nos sinos:
Telefone de disco - Campainha eletromecânica

Um angulo melhor, de cima, onde se vê o martelo (ou badalo, hehe). Preciso tirar a parte elétrica, desmontar as peças e limpar tudo:
Telefone de disco - Badalo da campainha

10 comentários:

  1. Se fosse possível restaurar o plástico, do corpo e do discador, daria um lindo telefone retrô, de alto valor, Pakequis !

    ResponderExcluir
  2. É muita coincidência... semana passada eu peguei um telefone de disco, um GTE Starlite em uma lixeira. Tava sujinho, dei um banho nele e ficou muito bonito.

    Quanto ninguém ter linha fixa... bem... eu tenho e conheço mais uma tonelada de gente que tem :) Esse aqui vou acabar usando ele.

    Preciso trocar o cabo espiral dele, pois o mesmo está arrebentado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho um desses também, mas não sei como fazer sua ligação pois saem três fios dele, um vermelho um azul e um branco mas na tomada só tem 2 aí não sei como ligar

      Excluir
  3. Alguém ai sabe, fazer uma máquina de choque com os componentes destes telefones, já ouvi que da pra fazer mais não achei nada na net.

    ResponderExcluir
  4. maquina de choque se faz com telefone de manivela, procure por "maricota"......

    ResponderExcluir
  5. Esse telefone é de fabricação da Suécia já preparado para o Brasil(serigrafia em português. Acabei de restaurar um na cor cinza. Você sitou se pudesse restaurar a parte da estrutura de plastico quebrada. É possível com fibra, plástico, Cianoacrilato, massa plástica, enfim, finalizando com um bom acabamento, lixa com grão bem fino e um spray...penso que vale a pena pois é uma relíquia de 1972. Parabens pelo post. Junior (Jalmar Sathler Junior - Instagram)

    ResponderExcluir
  6. Bons dias poderiam ajudar , tenho um telefone vintage electromecânico que já vinha sem campainha de origem, será que dava para aplicar uma para dar sinal de chamada quando me ligam... Brigado

    ResponderExcluir
  7. Tenho um telefone fixo retro mas ele só recebe chamadas quando eu giro o disco para ligar ele continua com linha mas não disca alguém sabe como posso arrumar isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os sinais que seu telefone envia são analógicos ao usar o disco, as linhas hoje são totalmente digitais, por isso você não consegue discar, teria que adicionar ao telefone um teclado de tom ou adaptar o disco para geração de Tons DTMF

      Excluir
  8. Alguém sabe como trocar a parte de discar deste telefone antigo eu tenho um e a parte de discar está quebrado gostaria de saber como tirar para trocar
    No

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!