sexta-feira, 25 de março de 2016

Por dentro de uma lâmpada de LED Giga Eco 9W

3 comentários
Essa lâmpada já está há um tempo aqui na bancada, mas só agora desmontei pra dar uma olhada. É uma Giga Eco de 9W, de uma fábrica aqui da cidade e comprada no supermercado. Já tenho várias outras do mesmo modelo em alguns pontos da casa e até agora não tive problemas no "uso normal".

Lâmpada de LED Giga Eco 9Wqewruo
Infelizmente essa aqui eu quebrei de forma desastrosa. Estava tentando iluminar o quintal para fazer um trabalho lá fora, à noite, com a lâmpada ligada numa extensão. Pendurei ela na escada que dá para o quintal, mas o soquete estava frouxo e ela caiu de uma altura de uns dois metros e meio no chão de cimento. A cúpula leitosa saiu com o impacto. E pra piorar meu cachorro abocanhou a lâmpada e saiu correndo com ela. Deu trabalho pegar de volta e ela não funcionou mais (Da próxima vez é melhor pegar um basset hound do que um border collie, cachorro hiperativo demais). Mas voltando a lâmpada...

A placa dos LEDs parece ser de alumínio, com 20 LEDs divididos em duas carreiras em paralelo de 10 LEDs em séria cada.

Lâmpada de LED Giga Eco 9W placa

A fonte é encaixada dentro do tubo atrás da placa dos LEDs
Lâmpada de LED Giga Eco 9W

A lâmpada tem entradas de ventilação logo atrás da placa de LEDs. Vários insetos entraram por essas entradas e ficaram grudados na pasta térmica. A foto foi tirada depois de uma limpeza rápida, tinha muito mais antes:
Insetos na Lâmpada de LED

O conector da lâmpada é colado e abaixo dá pra ver o fio que leva a alimentação até a fonte.
Lâmpada de LED Giga Eco 9W

A fonte depois de retirada. Nada muito diferente do que se vê em outras lâmpadas de LED. O problema está na fonte, com a queda algo deve ter quebrado, ainda não tive tempo de dar uma olhada mais a fundo.
Lâmpada de LED Giga Eco 9W fonte
A placa da fonte por baixo:
Lâmpada de LED Giga Eco 9W fonte
Agora todos os componentes:
Lâmpada de LED Giga Eco 9W desmontada

segunda-feira, 14 de março de 2016

Por dentro de uma câmera de CFTV ALT1400W

1 comentários
Bom, durante um temporal aqui na cidade um raio caiu bem perto de casa (assustador o barulho) e vitimou esta câmera modelo ALT1400W. Além da câmera o DVR travou e parece que a HDMI dele foi pro saco também. Depois de resetado e passado para a saída VGA notei a câmera apagada. Estranho que a fonte, nobreak e as outras câmeras continuaram de pé e nenhum outro aparelho eletrônico da casa foi danificado. Trocada a câmera, trouxe a falecida para a bancada pra ver se tinha salvação. Olha ela aberta:

Câmera CFTV ALT1400W
A caixa é de alumínio e pra abrir é só descochar a lente frontal. Tem muito espaço sobrando ali dentro. Os fios são para alimentação e saída de vídeo do sensor e para a placa de LEDs:

Câmera CFTV ALT1400W por dentro

As duas placas são unidas apenas pela caixa da lente do sensor. Não há conexão elétrica entre elas:

Câmera CFTV ALT1400W placas

A placa dos LEDs tem 36 LEDs infravermelhos e um LDR para acionar os LEDs quando escurece:

Câmera CFTV ALT1400W LEDs

O circuito para acionamento dos LEDs via LDR parece simples, com apenas dois transistores:
Câmera CFTV ALT1400W placa dos LEDs

Agora a placa principal:
 Câmera CFTV ALT1400W placa do sensor de imagem
Tem uma memória 24C04N da Atmel provavelmente ligada ao sensor. Não consegui identificar U5. Já o U4 é um 78L05 que se encontra totalmente em curto. Retirei ele do circuito e medi a linha de +5V e o curto permaneceu. Chequei os CIs e também estavam em curto. Provavelmente o sensor também capotou. Mas dá pra comprar uma placa destas completa por $5 dólares na China. Olha o sensor: 
Câmera CFTV ALT1400W sensor de imagem
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...