Notas aleatórias de sexta 14/10/2016

1. Foto da semana

Dias atrás teve a tradicional coleta de lixo eletrônico no centro da cidade (de onde bati a foto abaixo). Ela acontece todo ano, geralmente em Setembro ou Outubro. Lembro que já falei aqui da primeira em 2009.

Lixo eletrônico

2. Link

[Em Inglês] Tem um pessoal restaurando um computador Xerox Alto e mostrando todo o processo. Já está na nona parte e quase toda semana tem atualização. É uma boa aula de debug de hardware.

3. Link 2

Um texto pequeno e muito bom mostrando a "anatomia de um leitor RFID". O resto do site também é altamente informativo e bem completo.

4. Zap-zap

Foi-se o tempo em que as pessoas tinham medo de passar o número do telefone para estranhos. O pessoal hoje passa o número para qualquer um, até mesmo quando não é pedido. Quase toda semana recebo uma mensagem de alguém querendo que eu responda suas dúvidas pelo aplicativo. Por favor não faça isso, eu não respondo perguntas no WhatsApp e nem quero entrar em grupos por lá. Nem no grupo da minha família eu entrei, imagina se eu vou querer entrar em um grupo de um desconhecido.

5. Kits

Encontrei um kit de microfone sem fio no AliExpress bem baratinho e não resisti. É muito parecido com o projeto da "Eletrônica Total" número 45 e eu sempre quis montar um, mesmo sabendo que não será muito útil. Custou menos de R$10,00 e aproveitei e comprei mais uns kits do mesmo vendedor. Chegou tudo certinho e, em breve, eles devem aparecer aqui no blog.

Kit de microfone sem fio

6. Nostalgia

Dei uma procurada esses dias para ver se ainda fabricam videocassetes e encontrei a notícia de que pararam esse ano. A notícia fala de um componente que parou de ser fornecido e devem ser as "cabeças" dos aparelhos. Isso me lembrou também que o videocassete lá da casa da minha mãe ainda existe e talvez vire um vídeo "por dentro".

7. Link 3

Um assunto que apareceu na semana passada (ou retrasada?) numa lista que participo: O Paraboi. Não recomendo ver o vídeo de demonstração do negócio, só uma leitura do site deles já está bom (para ver a paranoia deles com a concorrência).

8. IoT

Ouvi (na verdade li) não lembro onde: "Tudo que possuir um endereço MAC poderá e será usado contra você". Acho que foi em alguma matéria sobre as câmeras IP que foram usadas para um ataque de DDoS.

9. Lamentações

É difícil fazer essa lista semanal, principalmente a parte de encontrar links interessantes em Português. Vou anotando as coisas que vou achando (e pensando) durante a semana no aplicativo de notas do celular e agora (Sexta à noite) algumas entram na lista. Era pra ter sempre um livro e uma lista, mas não consegui terminar de ler o livro (meu tempo é bem curto) e nem consegui concluir a lista. Ficam pra próxima semana, se houver mais um post desse...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!