Sobre o medidor de energia Peacefair PZEM-031

Comprei esse medidor de energia (DC) por engano, era pra ter comprado o PZEM-021 (medidor AC). Sobre o PZEM-021 eu já falei num post anterior. O PZEM-031 está parado na bancada, já que não tenho um uso pra ele. Como é uma medidor DC deve ser útil para uso com banco de baterias e energia solar.

Fisicamente ele é igual ao seu irmão PZEM-021, mesmas dimensões e o mesmo conector de entrada e saída:

Medidor Peacefair PZEM-031

Fiz um vídeo mostrando ele:


Uma comparação da medida de tensão feita pelo medidor PZEM-031 e pelo multímetro:

Medidor Peacefair PZEM-031

O medidor desligado:
Medidor Peacefair PZEM-031

O esquema de ligação, colado na parte traseira:
Medidor Peacefair PZEM-031

A tensão de alimentação é de 6,5V até 100V. A corrente máxima de carga é de 20A. Não sei se aquele conector verde aguenta tudo isso, mas não testei.

Medidor Peacefair PZEM-031

Por dentro ele tem um CI HT2621B da Holtek (driver do LCD), uma memória 24C02 para salvar os valores acumulados de kWh e um SD8103. Pelo que deu pra entender do datasheet o SD8103 ele é um microcontrolador específico para medidores (multímetros?) com um conversor AD que me pareceu muito bom (16 bits efetivos com 0.01% de linearidade).

Um comentário:

  1. Gostaria de separar a tensão que alimenta o circuito da tensão medida (preciso que ele meça 5v)...saberia como fazer isso, pois não acho o esquema eletrônico dele na internet.

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!