domingo, 16 de outubro de 2016

Montando um microfone sem fio para a faixa de FM

Comprei este kit recentemente no Alixpress por um preço muito baixo (abaixo de R$10,00 já com frete). É o clássico transmissor de FM com um transistor e um microfone de eletreto. A grande vantagem nesse caso é a caixa que é muito boa. O que vem no kit:

Kit para montagem de microfone sem fio

Segue o vídeo mostrando a montagem e mais alguns comentários:


O manual é todo em Chinês e o que dá pra entender é o "chapeado" da placa de circuito impresso e o esquema:

Esquema de microfone sem fio

Tem alguns detalhes que faltam no esquema e no desenho da placa. Um deles é o resistor de 0,5 Ohms que vai ligado entre C6 e o centro da bobina impressa na PCB. Ele está na lista de peças e deve estar escrito nas instruções, mas meu Chinês está meio ruim e não posso confirmar... 

Os resistores vieram de 1/8W e a placa parece ter sido desenhada para resistores de 1/16W. Nada que uma entortada nos terminais não resolva. O circuito não tem ajuste de frequência, logo tem que ligar e torcer pra não cair em cima de alguma emissora de FM. No meu caso ele foi para o fim da faixa (por volta de 108,5MHz) e não tinha nenhuma emissora ali. Colocar um ajuste de frequência até que não deve ser difícil, com um capacitor em paralelo com um trimmer no lugar de C5 (24pF). A placa montada ficou assim:
Placa do microfone sem fio

Não existe indicação na placa de onde ligar os fios. Tive que olhar o esquema e localizar os pontos certos. Para facilitar a vida dos futuros montadores criei o diagrama de ligações abaixo:
Fiação do microfone sem fio
O kit é bem simples e qualquer um que tenha brincado com eletrônica nos anos 80 e 90 reconhece o circuito das "Saber Eletrônica" ou "Eletrônica Total". A diferença aqui é a caixa do microfone que é muito boa. Lembra muito o kit lançado na "Eletrônica Total" número 45.

Um comentário:

  1. Eheheh, o mesmo circuito ordinário de sempre. Essas sumidas do sinal são duas coisas. A antena ficou embolada dentro do corpo do microfone, ela tem que sair pelo passa fio que tem embaixo, fica o fio pendurado.

    A segunda coisa é que a estabilidade desse oscilador não é aquelas coisas, conforme você aproxima a mão dele ou mesmo da antena, ocorre um desvio de frequencia.

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...