Por dentro de um osciloscópio Tektronix SC501

Ganhei um mainframe Tektronix TM515 do meu cunhado e ele veio com cinco módulos (plugins). Destes cinco, apenas o osciloscópio modelo SC501 está funcionando. Devido a minha falta de tempo para poder fuçar nos outros módulos, só vou fazer o "por dentro" do osciloscópio.

O módulo é este aqui ó:
osciloscópio Tektronix SC501

E tem o vídeo onde mostro ele funcionando e o que tem dentro:




Agora as notas e fotos:

1. Ele é bem pequeno, com uma tela de 2,5 polegadas. As escalas são limitadas a apenas três de volts/divisão (10mV/div, 100mV/div e 1V/div) e tempo/divisão (1ms/div, 10ms/div e 100ms/div). Esta última tem uma chave que amplia para mais três escalas (1us/div, 10us/div e 100us/div). 

2. A palavra que eu estava procurando no vídeo para o tubo era CRT (tubo de raios catódicos). As palavras sempre fogem quando estou gravando... 

3. O manual de serviço, com esquema e como fazer a calibração, pode ser encontrado facilmente na web.

4. O módulo SC501 usa os dois transistores disponibilizados pelo mainframe (no meu caso o TM515) na fonte de alimentação.

osciloscópio Tektronix SC501

5. Falei sobre o mu metal no vídeo e não me pareceu muito claro o que eu queria dizer. Os CRTs dos osciloscópios normalmente tem uma blindagem feita de mu metal para evitar a interferência de campos magnéticos. Mu metal não é bem "isolante magnético" como eu disse no vídeo, mas pode ser entendido assim.

osciloscópio Tektronix SC501

6. Os outros módulos que vieram com o meu TM515 são: Dois DC504 (frequêncimetro até 80MHz), um FG503 (gerador de funções até 3MHz), um DM502 (múltimetro digital de 3 1/2 digitos) e o osciloscópio deste post (SC501). O ventilador traseiro do TM515 não está ligando e a chave de ligar o mainframe está bem dura para ligar (isso é mais um check list para mim mesmo para quando for tentar consertar).

6. A lâmpada (ou LED?) que indica se o aparelho está ligado parece que está queimada.

7. Detalhe da placa abaixo do CRT:

osciloscópio Tektronix SC501

8. Blindagem do circuito de alta tensão com o aviso de "Perigo 1000V" ali dentro:

osciloscópio Tektronix SC501

2 comentários:

  1. TM515? QUE LUXO!!! Faz decadas que estou atras de um :D Parabens :D

    ResponderExcluir
  2. Alias...
    INVEEEEEEEEEEEEEEEJAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
    #prontofalei :)

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!