segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Monitor cardíaco com Arduino e Pulse sensor


Sensor de batimentos cardíacos para Arduino

Fiz um vídeo mostrando os primeiros testes com o sensor e com um software no Arduino:



O sensor não tem nada demais, sendo composto por um LED, um sensor de luz e um amplificador operacional. O LED ilumina o dedo (ou a orelha) e o sensor mede o nível de luz que retorna. A placa é bem pequena e o lado dos componentes é assim:

Sensor de batimentos cardíacos para Arduino

O sensor que comprei não vem completo como a versão oficial. No oficial vem umas coisinhas de velcro, clipe pra orelha e proteções de silicone para a plaquinha. Como mostrei no vídeo acertar a posição do sensor no dedo não é tão fácil e estes itens devem ajudar.

O circuito original é este aqui:

Pulse sensor for Arduino Schematic

A representação do amplificador operacional como uma caixa não é muito boa e aquela malha com capacitores na entrada me deixou curioso. Desenhei esta parte (sem o LED) no Tina-TI para poder simular o comportamento e ver a resposta em frequência do circuito:

Amplificador para o sensor de monitor cardíaco
A simulação só funcionou depois que coloquei R7, que pode ser um valor mais alto. Testei com 1G Ohm e funcionou também. Coisas do Tina-TI... A resposta em frequência ficou:

Resposta em frequência do amplificador
Bom, é um filtro passa faixa com ganho de 40dB em torno de 3Hz.

Para testar o sensor no Arduino e medir meus batimentos usei o meu shield de LCD 16x2 com a seguinte ligação:
Sensor de batimentos cardíacos para Arduino

Para evitar problemas eu soldei diretamente os fios do sensor no shield de LCD.

Para o software usei os exemplos disponíveis no site oficial do sensor de batimentos cardiacos adicionando alguma coisa do shield de LCD. De código meu mesmo deve ter umas cinco linhas somente (viva o Arduino!). Para quem quiser conferir, coloquei o código num repositório do meu GitHub. Coloquei também o arquivo de simulação para o Tina-TI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...