Comprei este rádio no ferro velho faz um ou dois anos, mas só agora que pensei em registrar aqui no blog. É um rádio provavelmente dos anos 60 (o dial está em kilo ciclos e em Mega ciclos). Ele usa 8 transistores de germânio e cobre as faixas de AM em ondas médias e ondas curtas de 3,8 até 12 MHz. Originalmente ele vem com uma capa de couro, mas o meu aparelho veio sem:
A parte de trás com um parafusão que serve para fechar a caixa:
E uma vista da placa do rádio:
A aparência está um pouco ruim e ele tem os seguintes problemas:
1. Em algum momento houve um vazamento de pilhas que estragou o suporte para elas. A carcaça do alto falante sofreu com isso. A placa também está muito suja com uma poeira que grudou nos componentes:
2. O cordão do dial está solto e claramente não é o original:
3. O knob do potenciômetro de volume quebrou. Precisa ser trocado por outro ou dar um jeito de colar o antigo:
4. A caixa tem alguns cantos lascados e o vazamento das pilhas atingiu a etiqueta interna:
Mesmo com esses problemas ao ligar o aparelho com uma fonte de bancada ele ligou e funcionou. O som está um pouco baixo, provavelmente por causa de um capacitor eletrolítico de 10uF no pré-amplificador de áudio.
Não sou restaurador e quando comprei não deu pra ver como estava por dentro. Talvez algum dia eu tenha tempo para dar uma reformada ou uma boa limpada nele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!