Montando um gerador de funções com o CI ICL8038

Já faz tempo que eu penso em montar um gerador de funções. Até tenho guardado duas peças do ICL8038, mas o máximo que fiz foi colocar um deles num protoboard. Como o projeto não andava acabei comprando um kit Chinês para queimar etapas e poder testar o desempenho do CI. O kit vem assim:
Kit de gerador de funções com o CI ICL8038

E tem vídeo da montagem e demonstração do ajuste e funcionamento:


Pra complementar seguem as fotos e comentários adicionais.

1. Foi comprado no início de Junho e chegou semana passada. Bem rápido em comparação com a média das encomendas. Comprei na Banggood e caso queira comprar um igual é só clicar aqui.

2. A placa é de fenolite face simples e vem com os códigos e valores dos componentes. Isso facilita muito a montagem. Nem olhei no esquema pra montar.
Placa do gerador de funções com o CI ICL8038

3. A parte de baixo da placa, só para registro:
Placa do gerador de funções com o CI ICL8038

4. O kit montado. Os conectores azuis (esquerda), ficam bem apertados e não ficaram bem alinhados:
Gerador de funções com o CI ICL8038 montado
5. Troquei o ICL8038 que veio com o kit pelo que eu tenho aqui com encapsulamento cerâmico (date code de 1978). O kit funcionou, mas o ajuste de distorção da saída senoidal teve que ficar com o trimpot no extremo. O que nos leva ao próximo item...

6. O circuito integrado ICL8038 do kit tem o símbolo da Intersil, mas não tenho certeza de que seja original. A Intersil parou de fabricar esse gerador de funções faz tempo.

7. Medi por volta de -40dB de distorção na saída senoidal (ajustada e com o CI que veio no kit). Dentro do esperado segundo o data sheet do ICL8038.

4 comentários:

  1. Você já foi no site que está escrito na placa? É meio congestionada a aparência, mas tem umas coisas interessantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, dei uma olhada com o tradutor do Google. Tem alguns kits que tô querendo comprar.

      Excluir
  2. Eu acho que sei porque os conectores azuis ficaram apertados eheheh... faltou encaixar um no outro, olhe que eles tem um pequeno trilho pra poder formar um bloco.

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!