segunda-feira, 13 de junho de 2016

Convertendo um monitor LCD em LED LCD

Já faz um tempo comprei um monitor LCD de um lote de descarte de uma assistência técnica. A idéia era tentar recuperar o LCD com uma placa universal. O monitor é um Semp Toshiba modelo MLC1931W com um problema de desligar depois de alguns segundos ligado (problema aparentemente comum: caso 1 e caso 2). Ele ficou um bom tempo guardado até que encontrei esta plaquinha na China (a venda aqui):

Placa do conversor LCD para LED

É uma placa de backlight de LED e vem com mais duas outras placas com barras de LEDs. O kit serve para converter LCDs antigos com backlights de lâmpadas para LEDs. A placa é só um circuitinho com o CI DF6113 (corrente constante).

Neste fim de semana fiz a conversão do monitor e o resultado pode ser visto no vídeo:



A parte de baixo da placa não tem nenhum componente, apenas a marcação dos pinos do conector de entrada e o modelo (Gold-9E V2.1):

Placa Gold-9E V2.1

Para fica registrado, segue a foto da fonte do monitor MLC1931W (LIPS-1710). Normalmente os inverters para as lâmpadas ficam junto da fonte. Segui as trilhas e cortei os jumpers de alimentação e controle para eles. 

Fonte do monitor LCD LIPS-1710

A ligação da nova placa de backlight não deu muito trabalho. Alguma boa alma colocou a marcação dos pinos da placa da fonte:
Detalhe da placa da fonte

Coloquei a plaquinha colada com fita dupla face dentro do monitor:
Monitor LCD convertido em LED
O vídeo mostra a minha reação na primeira vez que liguei o monitor depois da modificação. O resultado foi bom, mas depois de um tempo notei que o brilho não ficou tão claro quanto o do meu monitor principal. Acho que isso se deve ao fato de eu ter colocado os LEDs no fundo das canaletas das lâmpadas. Eu deveria ter colocado um pouco mais alto para encostar no acrílico do backlight. Também notei algumas pequenas áreas escuras que devem ser causadas pela separação dos LEDs nas barras.

Esses dois detalhes não incomodam tanto e acabei trocando o meu monitor secundário por esse aqui. O outro era uma tela LCD de notebook de 15" adaptado com uma placa universal. O que falta fazer é medir o consumo do monitor, mas só farei isso quando chegar o meu medidor de energia (da China, claro).

4 comentários:

  1. Interessantissimo!

    Vai me ajudar a salvar um monitor LG de um amigo que fritou o backlight!

    Só faltou o link o qual você comprou pra não ter erro na compra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comprei desse anúncio: http://pt.aliexpress.com/item/15-22-inch-LED-conversion-kit-versatile-LCD-LCD-LED-LCD-light-bar-can-be-modified/32289556031.html

      Excluir
  2. saudações !! Gostei do Video ! Por favor poderia me informar sobre as barrinhas de led que utilizou ? Pois precisei improvisar a bastante tempo atras, em um monitor com aquelas fitas de LED que costumava encontrar no casaShow ..Na epoca consegui a tal fita Branco Frio, mas acredite eles sumiram com as fitas B.F. e so encontro as neutro ou quentes. E na epoca fui utilzando com as tais fitas ate que consegui um monitor windscreen. Considero que com essas barrinhas que Ficará Bem Melhor que as tais fitas sumidas .. Muito Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Deixa eu perguntar: existe a possibilidade de fazer uma tela de um Notebook funcionar idependente do note? consegui recentemente um lcd de um note antigo hp, mais só a parte de cima do monitor, a tela e creio que seja a fonte, dela....

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...