terça-feira, 19 de abril de 2016

Como conectar o Chromecast via Ethernet

Daí eu comprei um Chromecast... Pra quem não tem uma TV Smart é uma ótima opção. No meu caso estou usando apenas para assistir Netflix e Youtube e recomendo.

Não tive problemas com a conexão, o roteador WiFi fica no rack da TV (menos de um metro de distância) e funciona em 5GHz. Mas um colega e meu irmão mais novo já tiveram problemas com roteadores WiFi antigos e/ou conexões distantes. Existe o adaptador para Ethernet oficial para ele, mas o difícil é encontrar por aqui.  Por isso dei uma pesquisada e encontrei uma página falando como conectar o Chromecast via cabo de rede. Resolvi então testar e mostrar o resultado aqui, já que não há nada em Português sobre o assunto.

Primeiro, meu Chromecast é o modelo 2 (redondo). Ele vem com a fonte de alimentação e o cabo USB. No meu caso dispenso o uso da fonte de alimentação ligando o cabo USB na porta USB da minha TV.

Chromecast 2 Preto

O material necessário para a conexão Ethernet é este aqui:
Adaptadores

É um adaptador USB para Ethernet e um cabo USB OTG Y. Pra ficar claro, o adaptador USB Ethernet é assim:

Adaptador USB para Ethernet

O detalhe deste adaptador é que, segundo o pessoal, tem que ser um adaptador com chipset AX88XXX (o Chromecast só tem drivers para ele). Os adaptadores genéricos (como o da foto) podem ter chipsets diferentes para um mesmo modelo. Este da foto vem com um CD de drivers para 4 tipos diferentes. Se o chipset for diferente a conexão não funcionará.

Já o cabo USB OTG Y não tem mistério. Tem um conector USB tipo A macho, um USB tipo A fêmea e um micro USB OTG.
Cabo USB OTG Y

A ligação final fica assim:
Ligação do Chromecast via Ethernet
O conector micro USB do cabo OTG Y vai no Chromecast. O conector USB A macho vai na fonte de alimentação (ou na USB da TV, se preferir). E por fim o adaptador USB Ethernet vai no conector USB A fêmea. Daí é só ligar o Chromecast na HDMI da TV e o cabo Ethernet no adaptador USB e ligar tudo.

A conexão é automática e o Chromecast parece dar preferência para a Ethernet. Ainda é necessário usar o Wifi no celular (ou outro dispositivo) para o controle, mas o Chromecast irá baixar o conteúdo via Ethernet. 

Estranhamente não há qualquer confirmação da conexão Ethernet na tela da TV. Pra confirmar se ele conectou e funcionou tem que ficar de olho nos LEDs do roteador ou acessar a página de configuração (do roteador).

Um comentário:

  1. Obrigada pelas informações, poderia me dizer quanto gastou?

    Obrigada.

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...