Por dentro de uma lâmpada de LED Giga Eco 9W

Essa lâmpada já está há um tempo aqui na bancada, mas só agora desmontei pra dar uma olhada. É uma Giga Eco de 9W, de uma fábrica aqui da cidade e comprada no supermercado. Já tenho várias outras do mesmo modelo em alguns pontos da casa e até agora não tive problemas no "uso normal".

Lâmpada de LED Giga Eco 9Wqewruo
Infelizmente essa aqui eu quebrei de forma desastrosa. Estava tentando iluminar o quintal para fazer um trabalho lá fora, à noite, com a lâmpada ligada numa extensão. Pendurei ela na escada que dá para o quintal, mas o soquete estava frouxo e ela caiu de uma altura de uns dois metros e meio no chão de cimento. A cúpula leitosa saiu com o impacto. E pra piorar meu cachorro abocanhou a lâmpada e saiu correndo com ela. Deu trabalho pegar de volta e ela não funcionou mais (Da próxima vez é melhor pegar um basset hound do que um border collie, cachorro hiperativo demais). Mas voltando a lâmpada...

A placa dos LEDs parece ser de alumínio, com 20 LEDs divididos em duas carreiras em paralelo de 10 LEDs em séria cada.

Lâmpada de LED Giga Eco 9W placa

A fonte é encaixada dentro do tubo atrás da placa dos LEDs
Lâmpada de LED Giga Eco 9W

A lâmpada tem entradas de ventilação logo atrás da placa de LEDs. Vários insetos entraram por essas entradas e ficaram grudados na pasta térmica. A foto foi tirada depois de uma limpeza rápida, tinha muito mais antes:
Insetos na Lâmpada de LED

O conector da lâmpada é colado e abaixo dá pra ver o fio que leva a alimentação até a fonte.
Lâmpada de LED Giga Eco 9W

A fonte depois de retirada. Nada muito diferente do que se vê em outras lâmpadas de LED. O problema está na fonte, com a queda algo deve ter quebrado, ainda não tive tempo de dar uma olhada mais a fundo.
Lâmpada de LED Giga Eco 9W fonte
A placa da fonte por baixo:
Lâmpada de LED Giga Eco 9W fonte
Agora todos os componentes:
Lâmpada de LED Giga Eco 9W desmontada

5 comentários:

  1. Olá Rodrigo. Reparei que na foto da placa da fonte por baixo parece ter um componente "estourado". É o D3, só consegui ver o final da nomenclatura que aparenta ser S1D.

    ResponderExcluir
  2. Tombo? De cara eu iria no transformador, é a parte que tem massa maior ai na placa e vai sofrer com o tombo. Pode ter quebrado o carretel ou deslocado os pinos de dentro dos furos do carretel e arrebentado o fio. Com um certo cuidado em geral da pra remendar. Ou se tiver saco, até mesmo desenrolar o transformador e consertar, são poucas espiras de fio.

    ResponderExcluir
  3. você sabe dizer quantos volts saem da fonte para a placa de leds?

    ResponderExcluir
  4. você sabe ou chegou a medir a tensão de saída da fonte para a placa de leds?

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!