sexta-feira, 25 de março de 2016

Por dentro de uma lâmpada de LED Giga Eco 9W

Essa lâmpada já está há um tempo aqui na bancada, mas só agora desmontei pra dar uma olhada. É uma Giga Eco de 9W, de uma fábrica aqui da cidade e comprada no supermercado. Já tenho várias outras do mesmo modelo em alguns pontos da casa e até agora não tive problemas no "uso normal".

Lâmpada de LED Giga Eco 9Wqewruo
Infelizmente essa aqui eu quebrei de forma desastrosa. Estava tentando iluminar o quintal para fazer um trabalho lá fora, à noite, com a lâmpada ligada numa extensão. Pendurei ela na escada que dá para o quintal, mas o soquete estava frouxo e ela caiu de uma altura de uns dois metros e meio no chão de cimento. A cúpula leitosa saiu com o impacto. E pra piorar meu cachorro abocanhou a lâmpada e saiu correndo com ela. Deu trabalho pegar de volta e ela não funcionou mais (Da próxima vez é melhor pegar um basset hound do que um border collie, cachorro hiperativo demais). Mas voltando a lâmpada...

A placa dos LEDs parece ser de alumínio, com 20 LEDs divididos em duas carreiras em paralelo de 10 LEDs em séria cada.

Lâmpada de LED Giga Eco 9W placa

A fonte é encaixada dentro do tubo atrás da placa dos LEDs
Lâmpada de LED Giga Eco 9W

A lâmpada tem entradas de ventilação logo atrás da placa de LEDs. Vários insetos entraram por essas entradas e ficaram grudados na pasta térmica. A foto foi tirada depois de uma limpeza rápida, tinha muito mais antes:
Insetos na Lâmpada de LED

O conector da lâmpada é colado e abaixo dá pra ver o fio que leva a alimentação até a fonte.
Lâmpada de LED Giga Eco 9W

A fonte depois de retirada. Nada muito diferente do que se vê em outras lâmpadas de LED. O problema está na fonte, com a queda algo deve ter quebrado, ainda não tive tempo de dar uma olhada mais a fundo.
Lâmpada de LED Giga Eco 9W fonte
A placa da fonte por baixo:
Lâmpada de LED Giga Eco 9W fonte
Agora todos os componentes:
Lâmpada de LED Giga Eco 9W desmontada

5 comentários:

  1. Olá Rodrigo. Reparei que na foto da placa da fonte por baixo parece ter um componente "estourado". É o D3, só consegui ver o final da nomenclatura que aparenta ser S1D.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele está bom, é só a aparência que está ruim... ;-)

      Excluir
  2. Tombo? De cara eu iria no transformador, é a parte que tem massa maior ai na placa e vai sofrer com o tombo. Pode ter quebrado o carretel ou deslocado os pinos de dentro dos furos do carretel e arrebentado o fio. Com um certo cuidado em geral da pra remendar. Ou se tiver saco, até mesmo desenrolar o transformador e consertar, são poucas espiras de fio.

    ResponderExcluir
  3. você sabe dizer quantos volts saem da fonte para a placa de leds?

    ResponderExcluir
  4. você sabe ou chegou a medir a tensão de saída da fonte para a placa de leds?

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...