Por dentro de uma câmera de CFTV ALT1400W

Bom, durante um temporal aqui na cidade um raio caiu bem perto de casa (assustador o barulho) e vitimou esta câmera modelo ALT1400W. Além da câmera o DVR travou e parece que a HDMI dele foi pro saco também. Depois de resetado e passado para a saída VGA notei a câmera apagada. Estranho que a fonte, nobreak e as outras câmeras continuaram de pé e nenhum outro aparelho eletrônico da casa foi danificado. Trocada a câmera, trouxe a falecida para a bancada pra ver se tinha salvação. Olha ela aberta:

Câmera CFTV ALT1400W
A caixa é de alumínio e pra abrir é só descochar a lente frontal. Tem muito espaço sobrando ali dentro. Os fios são para alimentação e saída de vídeo do sensor e para a placa de LEDs:

Câmera CFTV ALT1400W por dentro

As duas placas são unidas apenas pela caixa da lente do sensor. Não há conexão elétrica entre elas:

Câmera CFTV ALT1400W placas

A placa dos LEDs tem 36 LEDs infravermelhos e um LDR para acionar os LEDs quando escurece:

Câmera CFTV ALT1400W LEDs

O circuito para acionamento dos LEDs via LDR parece simples, com apenas dois transistores:
Câmera CFTV ALT1400W placa dos LEDs

Agora a placa principal:
 Câmera CFTV ALT1400W placa do sensor de imagem
Tem uma memória 24C04N da Atmel provavelmente ligada ao sensor. Não consegui identificar U5. Já o U4 é um 78L05 que se encontra totalmente em curto. Retirei ele do circuito e medi a linha de +5V e o curto permaneceu. Chequei os CIs e também estavam em curto. Provavelmente o sensor também capotou. Mas dá pra comprar uma placa destas completa por $5 dólares na China. Olha o sensor: 
Câmera CFTV ALT1400W sensor de imagem

2 comentários:

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!