Sobre o ventilador de teto Magnes da Veti-Delta

Review de ventilador de teto? Sim, isso mesmo. Ar-condicionado tá caro e gasta muita energia elétrica. ;-)

Primeiro, este é o segundo que instalei. O primeiro foi há alguns meses, não tirei fotos da instalação e levou um Sábado inteiro pra montar (nunca havia montado um ventilador de teto). O segundo foi bem mais fácil e levou umas duas horas.

Isso aqui é o que vem na caixa: 

ventilador de teto Magnes da Veti-Delta

Veio bem embalado, tem ainda um lustre de vidro fosco que não está na foto. O primeiro ponto a comentar é o manual, que segue a tendência moderna de ser apenas uma folha de papel com fotos bem pequenas. E o modelo do ventilador das fotos do manual não é o mesmo que eu comprei. Alguns passos da montagem são iguais, mas é meio confuso. Então esqueça o manual e vá para o canal do fabricante (Venti-delta) no Youtube que tem a montagem em vídeo deste modelo (Magnes).

ventilador de teto Magnes da Veti-Delta

Outra coisa que não está escrito no manual é como fixar o ventilador no teto. Conversei com o pessoal das lojas de parafusos e acabei encontrando numa loja de material elétrico essa coisinha aqui:
Reparo para caixa de luz

Isso aí é um tal de "reparo para caixa de luz". Na embalagem tem o guia de como usar, mas basicamente você coloca na caixa de lua e vai abrindo (ele tem uma parte rosqueada) até furar e fixar no concreto da laje. Os dois furos servem pra passar aqueles dois parafusos da foto e prender o suporte do ventilador.

No primeiro ventilador não veio uma das cupilhas do suporte. No segundo veio tudo certo.

ventilador de teto Magnes da Veti-Delta

O controle do ventilador:
ventilador de teto Magnes da Veti-Delta

Ele tem três chaves: Liga-desliga das lâmpadas, ventilador-desliga-exaustor e a de controle da velocidade (três posições). Não levantei o esquema, então fico devendo. Como visto na foto acima as conexões dos fios com as chaves não são isoladas e mesmo com a energia desligada pode dar choque por causa da carga do capacitor. Meu primeiro choque de 2016 veio dele...

O capacitor é um Epcos duplo de 7uF/3uF x 250Vac:

ventilador de teto Magnes da Veti-Delta

A luminária do ventilador suporta duas lâmpadas. No meu caso coloquei duas lâmpadas de LED de 9W e ficou de bom tamanho.
ventilador de teto Magnes da Veti-Delta

Falta a foto do ventilador montado, já com as pás e o lustre de vidro. A montagem destes dois não é complicado e o resultado final até que é bonito. 

Na velocidade mínima é bem silencioso. Na velocidade média ele é mais silencioso que o ventilador comum que a gente usava e refresca muito mais.

2 comentários:

  1. Dois comentários... pra que um manual bíblia se 1% ou menos vai efetivamente ler? A gente lê, mas o povo por ai não lê nada que tenha mais de CINCO LINHAS!

    Segunda coisa, eu acho ventilador de teto um verdadeiro engodo. Instalei um modelo "comercial" na oficina, faz vento pra caramba na velocidade máxima, a ponto de folhas de papel voarem, mas... todos ventilador de teto tem o probleminha de que no modo ventilação, empurram o ar quente que está no teto pra baixo. No meu caso, circula ar quente.

    Pra mim foi mais negócio um circulador de ar preso a janela, puxa o ar mais frio do ambiente externo. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu problema não foi bem o tamanho do manual, mas sim o fato das fotos serem muito pequenas que não dá pra entender. Fora o fato de que as fotos e procedimento de montagem eram de outro modelo de ventilador.

      Sobre o ponto 2, o projeto original da casa previa a instalação de ar condicionado. Mas como não coube no orçamento tivemos que ir de ventilador de teto mesmo...

      Excluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!