segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Montando uma lâmpada de LED (em Kit)

2 comentários
E chegou mais um kit (comprei aqui), que eu montei e virou vídeo:


Algumas considerações:

1. Como disse no vídeo dá pra comprar o kit com os LEDs. Eu não prestei atenção ao comprar e acabei não lendo o anúncio. Pelo que me lembro o kit saiu por uns R$7,00. O que veio no kit está na foto abaixo:

Componentes do kit de lâmpada de LED

2. Um scan do esquema usado no vídeo:
Esquema lâmpada de LED

3. No esquema o valor da Xc do capacitor está calculado para uma frequência de 120Hz, logo está errado. O correto (60Hz) é 5,6k.

4. Como o valor do capacitor é o mesmo para 127Vac ou 220Vac de entrada, o brilho dos LEDs ficará maior quando a lâmpada for ligada em 220 Vac. No vídeo eu montei como veio, não troquei o valor do capacitor.

5. A potência total fica em torno de 2W. Não ilumina muita coisa.

6. Foto das placas antes da montagem:
Placas da lâmpada de LED

7. A caixa é até que bem feitinha. A parte de acrílico se encaixa bem firme na base. A aparência final da montagem parece a de uma lâmpada comercial:
Lâmpada de LED

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Marcador de Truco com Arduino

2 comentários
Há alguns dias um colega chegou com um esquema na mão pra eu dar uma olhada. Era um contador de 0 a 11 com lógica discreta. Dei uma conferida, tinha dois displays de 7 segmentos, dois decodificadores para o display, dois contadores binários, três portas NAND (ou eram ANDs?) para resetar a contagem após o décimo segundo pulso do clock. O clock vinha de um push button.

Olhando o esquema percebi que tinha sido feito no Proteus e perguntei se ele tinha simulado. Ele respondeu que sim e que funcionou na simulação. Bom, eu respondi que se funcionou lá era grande a chance de funcionar na montagem, menos a questão do clock. O push button iria fazer a contagem pular por cauxa do bouncing. Ele disse que ia ver e mais tarde retornou com um circuito clássico anti-bouncing para a chave.

Durante essa checagem de esquema acabei descobrindo que o circuito seria usado como contador ou marcador para jogo de Truco. Como não sei muito sobre o assunto conversei com outros colegas que sabem jogar e surgiu a ideia de fazer algo melhor. O esquema original só tinha uma chave que somava um a cada pressionada. Caso o jogador se empolgasse poderia somar dois ou três e ter que resetar o circuito ou contar até 11, zerar e voltar para a posição correta. Pensei em fazer um marcador um pouco melhor e lembrei que tenho aqui em casa um shield com display e teclado que nunca usei:

Arduino e Shield de display LCD e Teclado

Assim a parte eletrônica se resumiria a encaixar uma placa na outra e fazer o software. E depois de uns 10/20 minutos saiu o "Contador Marcador de Truco com Arduino":

Contador de truco com Arduino

São dois contadores, para duas duplas. Os botões para cima e para baixo selecionam qual contador vai ser usado. O botão para direita soma um ao contador e o para esquerda diminui um. O botão de seleção ("Select") zera os contadores. Quem somar 12 pontos ganha e uma mensagem indica a dupla vencedora e a perdedora. Caso uma das duplas sofra uma humilhante derrota de 12 a 0 uma mensagem lembra o que eles devem fazer, segundo a regra clássica do truco de churrasco.

Como não podia faltar, o código fonte já está em seu repositório no Github e tem o vídeo do circuito funcionando:

domingo, 8 de novembro de 2015

Montando um relógio de pulso digital

2 comentários
Eu de novo... Desta vez com mais uma montagem de um kit de relógio. Segue o vídeo e as notas a seguir:


1. O kit é simples, poucos componentes e dá pra montar em alguns minutos. Mas levei muita mais tempo do que o esperado. Como estava mais focado no vídeo, a câmera me distraiu algumas vezes e acabei soldando o microcontrolador invertido. Tive que retirar ele e soldar de novo. Também esqueci de colocar uma das porcas internas. Pra arrumar só desmontando a caixa de acrílico. Depois disso, com o relógio montado, vi que não tinha colocado a bateria na placa. Outro processo de "desmonta e monta".
Componentes do kit de relógio de pulso digital

2. O microcontrolador é um STC15F204EA, 4k de Flash. E, novamente, não achei informações sobre o software que vem gravado nele.

3. A parte mecânica (caixa de acrílico) achei muito bem feita. A placa e os parafusos e porcas encaixam perfeitamente.

4. Foi comprado no AliExpress, mas já vi em outras lojas. É sempre bom dar uma pesquisada pois o preço varia muito de vendedor para vendedor.

5. É difícil tirar foto por causa do brilho na caixa:

Kit de relógio de pulso digital montado

Kit de relógio de pulso digital montado

6. Embora divertido de montar eu não vou usar ele na rua...

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Qual o significado da palavra Pakéquis?

3 comentários
Basicamente não significa nada, como já comentei na FAQ, na página "sobre o autor" ali em cima. Foi escolhida para o nome do blog por falta de algo melhor, já que todas as palavras que eu tentei para criar o site no wordpress.com (na éporca) já tinham sido usadas. A palavra foi criada por meu afilhado, quando tinha quatro anos de idade. Ele também criou a palavra Cuxaxo, que usei no meu outro blog (já deletado).

O curioso é que o pessoal agora acha que Pakéquis é meu apelido, principalmente no Youtube. E acho que não adianta reclamar, senão será pior.

Mas usar essa palavra tem suas vantagens. Procurando agora no Google pelo termo "Pakéquis" retornam 3910 resultados e todos ligados a mim, seja o blog, o canal do youtube ou minha presença nas redes sociais. Já tive até a ideia de jerico de fazer um cartão de visita escrito apenas "Rodrigo Feliciano - Pakéquis". Quem sabe no futuro, se as coisas melhorarem...

Outra coisa sobre a palavra é que ela está errada, mas agora não tenho como voltar atrás. Quando meu afilhado aprendeu a escrever ele grafou a palavra como "Pakex" e disse que era o nome de um monstro de um olho só. Por essa época ele até pediu para que eu criasse um blog para publicar as histórias que ele escrevia. Catando nos backups aqui achei uma "foto" do Pakex e sua história:

Pakéquis - Pakex

"Pakex

O monstrinho pakex é muito engraçado
Tem um olho só e nariz de quadrado
Tem 4 mãozinhas e 4 perninhas
O corpo redondo
É uma gracinha!
Brinca no parque o dia inteiro
Tem boca zigue–zague e é muito arteiro!"

E tinha também o Yabéx, amigo do Pakex:
Yabéx e Pakex

"Yabéx

Yabéx é uma japonesinha colega de Pakéx.
O lanche favorito deles é pão com salsicha e leite com café.
Pakéx tenta sorrir e imitar os olhinhos puxados de Yabéx, mas não consegue porque tem um olho só!"

PS: Esse é um "post backup", para guardar velharias que estão nos meus HDs e histórias que guardo na minha memória (vai que no futuro eu esqueço). Mais posts como esse devem aparecer por aqui. ;-)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...