segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Desmontando filtros de linha

0 comentários
Então pessoal, aqui na casa nova, como já falei, ficou tudo com tomadas no padrão novo. O problema é que meus equipamentos de bancada são todos no padrão velho. Na casa velha eu usava o seguinte "filtro de linha":
protetor de linha

Dava pra ligar tudo da bancada (osciloscópio, estação de solda, duas fontes e a luminária) e ainda sobrava um ponto na régua. Para não precisar trocar todos os cabos dos aparelhos resolvi modificar o tal "filtro" colocando um novo cabo. Aqui cabe explicar que embora ele seja vendido como filtro de linha, esta régua de tomadas da Clone é descrita como "Protetor de Rede F6" na parte de baixo. Aberta a régua vemos o seguinte:

Protetor de linha
Nada de espetacular. Apenas uma chave, um porta fusível e um varistor em paralelo com as tomadas, entre neutro e fase. Trocado o cabo e já tenho como ligar tudo na bancada. Ele ficará atrás dos aparelhos, na primeira prateleira. Na parede onde fica a bancada coloquei cinco tomadas, então sobrarão ainda quatro para ligar outras coisas.

Protetor de linha

Aproveitando o post, vamos dar uma olhada em dois outros "filtros de linha" que tenho aqui. Comprei os dois no ferro velho. Está ficando muito comum encontra-los por lá. O primeiro tem cinco tomadas e é descrito na caixa como "Filtro de linha e protetor de Rede" da marca AKT. O segundo não tem marca nem inscrições e tem um medidor de tensão da rede. Meio inútil já que a rede aqui não varia tanto assim, mas tá lá:
Protetor e filtro de linha

Abrindo este último vemos que é só uma régua de tomadas mesmo. Tem um chave liga desliga, o medidor e algo que acho que é um fusível resetável de 10A:
Protetor de linha

As soldas precisarão de um retrabalho pois estão bem feias e em alguns pontos já soltaram:
Protetor de linha

Olha o fusível aí:
Fusivel do Protetor de linha

Já o "filtro de linha" tem uma aparência um pouco melhor. As conexões são feitas por meio de uma placa de circuito impresso:
Filrto de linha
Para ver o outro lado da placa precisei dessoldar a chave e o porta fusível. Do outro lado parece que a coisa esquentou em algum momento pra ele:
Filtro de linha
Um dos varistores perdeu uma parte de sua capa, que estava solta dentro da régua. E tem outro varistor que é meio inútil quando usado em 127V, pois fica entre neutro e terra. Agora a parte mais legal é o "filtro":
Filtro de linha
É só um capacitor de 1uF 250V entre o neutro e a fase. E isso é bem comum nestes tais "filtros de linha". E como já disse antes estas proteções são meio inúteis hoje, visto que a maioria dos aparelhos usam fontes chaveadas que já tem varistores e filtros muito melhores do que os destas réguas.

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Review do notebook Positivo Duo ZX3020 (por dentro e por fora)

10 comentários
Acreditem ou não, mas minha sogra me deu um notebook (tablet com teclado) Positivo Duo ZX3020 que ela não usava mais. Pra navegação até que serve e ele conseguiu substituir meu Ipad 1 com algumas vantagens (para o que eu uso).

Semana passada, a minha pequena derrubou o notebook no chão e ele abriu nas laterais. Tive que abrir pra ver se quebrou alguma coisa e filmei o processo e aproveitei pra fazer uma pequena resenha em vídeo:



Agora as fotos. Primeiro a foto do tablet aberto:
Positivo duo ZX3020 por dentro

A placa mãe. Dá pra ver a área para mais duas memórias RAMs embaixo da etiqueta a esquerda. Ele vem com 1GB de RAM o que hoje não é lá muita coisa...
Positivo duo ZX3020 placa mãe

A memória Flash da kingston é uma EMMC16G-S100 de 16GB. Descontados a partição de recuperação e o sistema operacional instalado (Windows 8.1) sobra pouca coisa pra usar. O meu está com quase 3GB livres, no momento.
Positivo duo ZX3020 memória Flash

Problemas que tenho com ele:

1. Não consegui fazer a saída micro  HDMI funcionar. Testei em TVs diferentes, com cabos e adaptadores diferentes e nada. Talvez se atualizar para o Windows 10 ela funcione (preciso testar).

2. O teclado e mouse param de funcionar do nada. Tem que destacar do tablet e ligar de novo pra voltar a funcionar.

3. A rede sem fio some e não aparecem conexões disponíveis. Tem que fazer o Windows solucionar o problema ou reiniciar o notebook. Isso acontece depois de algum tempo que o aparelho fica ligado.

4. A lateral esquerda da parte de trás esquenta com o tempo e se você estiver usando sem o teclado é justamente ali que você vai segurar.

5. A alimentação externa é uma fonte de 5V 2A e é feita pela micro USB lateral. Quando está ligado na fonte externa o tablet fica sem USB disponível. A única solução é conectar o teclado, que tem uma USB normal.

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Por dentro de um receptor de satélite Tecsat T3100

1 comentários
Opa, continuando com as doações do Mário, temos as fotos do receptor Tecsat T3100:
Receptor Tecsat T3100

Este veio sem o plug da tomada, então ainda não testei. A fonte, diferentemente do Century Super Color, é com transformador comum. Não tirei a etiqueta do microcontrolador (CI maior) então não sei qual é o modelo e fabricante. Mas ele usa uma EEPROM externa (CI de 8 pinos lá embaixo, à direita).

Receptor Tecsat T3100

 No detalhe dá pra ver um PLL TDA8735 e o clássico CA3089 (FI de FM). O tuner já estava sem a tampa metálica da caixa.
Placa do Receptor Tecsat T3100
Este aparelho não tem muita utilidade aqui em casa, mas vou ver se está funcionando. Caso resolva desmontar dá pra aproveitar o transformador, os displays do painel, quem sabe o microcontrolador, memória EEPROM e os CIs ali...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...