quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Mais um pen drive de (quase) 64GB

1 comentários
E vamos lá com mais uma história sobre pen drives de 64 GB falsos. Pensei que depois de quatro anos do primeiro caso (que não aconteceu comigo) as coisas já tinham melhorado. 

Comprei alguns pen drives na China para usar na TV aqui de casa e emprestar para os parentes e amigos. Antes eu tinha um pen drive de confiança (de 16 GB) e outros dois (8GB e 16GB) para usar na TV. Destes dois últimos o de 16GB quebrou e virou um Frankenstein e o de 8GB não pode mais ser apagado (está com os vídeos infantis que minha filha pequena assiste e reassiste em loop infinito). 

Pen drive
Foto de um pen drive parecido...
Depois do tradicional prazo indeterminado para a entrega os pen drives chegaram (1 de 8GB, 2 de 16GB e o de 64GB). Comprei o de 64GB mais pela curiosidade de ver se era verdade (e não era). Só não esperava ver tanta complicação nesta enganação. Vejam:

1 - Liguei o bichinho no computador e o Avira chiou acusando a presença de um vírus. Fui olhar o drive e tinha um arquivo "LoginTool.exe":

LoginTool.exe
Olhei o tamanho do drive e o windows indicou algo em torno de 3MB para o "disco" todo. Tentei formatar e fui informado que o drive estava protegido contra gravação. Tentei no Linux e também não deu.

2 - Acabei colocando o pen drive em uma máquina de testes com o antivírus desabilitado e rodei o tal do "LoginTool.exe". Me apareceu a seguinte tela:

Tela do programa do pen drive

Hm, um drive protegido por senha. Já tinha ouvido falar, mas nunca tinha lidado com um. Tentei as senhas padrão (00000, 1234, 123456, ABCDEF, ETC) até acertar a 12345. Pimba! A janela fechou, o drive sumiu do Windows Explorer e (re)apareceu com outro nome e agora com 60GB livres:

Pen drive 64 GB

3. Tentei descobrir qual o fabricante dos CIs do aparelho para ver se conseguia desabilitar o programa de senha e ir direto para o drive de 60GB para poder usar na TV. Rodei o Chipgenius para pegar o VID (Vendor ID) e o PID (Product ID) do drive. Deu VID ABCD e PID 1234 e minha esperança de que o pen drive fosse "de verdade" foi pro saco.

Teste no Chipgenius 3.00


4. Só pra confirmar testei o drive com o H2testw e depois de quase oito horas ele mostrou a verdade:

H2testw

Pois é, nada de 64GB. Na verdade é só um pen drive de 8GB disfarçado de 64GB e bem ruim (R/W de 3.09 e 7.67 MB/s respectivamente). E ainda ficou a suspeita de que realmente o "LoginTool.exe" possa ser um vírus.

Segue o log completo do H2testw:

Warning: Only 61946 of 61947 MByte tested.
The media is likely to be defective.
7.8 GByte OK (16449024 sectors)
52.6 GByte DATA LOST (110416384 sectors)
Details:0 KByte overwritten (0 sectors)
0 KByte slightly changed (< 8 bit/sector, 0 sectors)
52.6 GByte corrupted (110416384 sectors)
0 KByte aliased memory (0 sectors)
First error at offset: 0x00000001e5fd3000
Expected: 0x00000001e5fd3000
Found: 0x0000000000000000
H2testw version 1.3
Writing speed: 3.09 MByte/s
Reading speed: 7.67 MByte/s
H2testw v1.4

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Fotos de placas velhas

3 comentários
É isso mesmo, só fotos de placas velhas...

Comprei estas placas no ferro-velho já faz um tempo. O velhinho dono do ferro-velho parece que desmontou algum equipamento de telefonia antigo e sobraram as placas. Comprei umas para reaproveitar os componentes, mas antes de desmontar tirei umas fotos para colocar aqui e deixar como "registro histórico". Quem sabe aparece alguém que sabe alguma coisa sobre elas e fala aí nos comentários.

O principal atrativo das placas são estes capacitores vermelhos da Rohm. São capacitores de 1% de tolerância (capacitores de precisão não são fáceis de achar por aí):

Placa de telefonia

As placas parecem ser da Icotron/Siemens (tem o símbolo dela em todas). A maioria parece ser de filtros (muitos indutores e capacitores) ou algo parecido. 

Placa de telefonia

Placa de telefonia

Esta aqui tem alguns amp-ops metálicos e sinais de aquecimento:
Placa de telefonia

Placa de telefonia

Placa de telefonia

Placa de telefonia

Placa de telefonia

Placa de telefonia

Placa de telefonia

Placa de telefonia

Placa de telefonia

Placa de telefonia

Placa de telefonia

domingo, 18 de janeiro de 2015

Por dentro da TV LG 32LD650 (que está com áudio e vídeo lentos)

15 comentários
Olha o problema:


Esta TV era do meu irmão mais novo e começou a apresentar problemas há pouco tempo. Ela foi comprada em 2010 e é um dos primeiros modelos de Smart TV lançados por aqui. O acesso a web é feito via Ethernet ou com um adaptador Wifi para USB (que não vinha com a TV, mas a LG enviou pelos Correios gratuitamente).

Os problemas do aparelho começaram com a entrada de vídeo composto. Como nesta entrada estava ligado um DVD player (que eu ganhei numa rifa da igreja e dei de presente para meu irmão) pensaram que era ele que foi pro saco. Todo o resto da TV funcionava normalmente. Passado um tempo e as entradas HDMI também pararam. E isso continuou, parando uma coisa de cada vez: USB, recepção de TV analógica e finalmente a recepção de TV digital (que não parou completamente, como mostrado no vídeo). A TV acabou sendo levada pra casa da minha mãe quando ainda funcionava a recepção de canais, mas parou uma semana depois. Os menus funcionam bem lentos também:
Menu TV LG 32LD650


Pois então, como todos já devem saber existe um "procedimento de como consertar TVs LCDs" nas assistências técnicas que é mais ou menos assim:

1. O LCD quebrou devido a queda da TV (ou algo bateu na tela) - Solução: Se não encontrar outro LCD (boa sorte na busca), jogue a TV fora.

2. A fonte de alimentação não está entregando as tensões corretas (ou está sem tensão) - Solução: Troque a placa da fonte.

3. As tensões estão normais - Solução: Troque a placa principal (a "placa de sinal").

É mais ou menos assim que estão trabalhando hoje o pessoal de manutenção de TVs. O problema é o preço desta brincadeira. Olhei os preços de uma "placa de sinal" nova para trocar e esta custa mais de 1/3 do preço de um TV de 32" nova. Dependendo de onde você levar o preço com a mão de obra chega fácil a mais da metade de uma TV nova.
TV LG32LD650 conserto
É bom colocar um cobertor embaixo pra não arranhar a tela...
Até consegui o manual de serviço da placa, medi todas as tensões da fonte e estão normais. Medi também as tensões de todos os reguladores da placa principal e tudo certo também. Me parece um problema no CI principal (IC100). Algo a ver com o clock? Pode ser também a solda que costuma ser problemática em BGAs. Não tenho uma estação de retrabalho pra testar essa hipótese e mesmo assim é comum o problema voltar depois de um tempo (vide os problemas do XBox). Infelizmente a troca da placa parece inevitável...

Seguem fotos das placas da fonte e "de sinal":

Placa da fonte da TV LG32LD650

Placa principal TV LG32LD650

Placa de sinal TV LG32LD650

*Post guardado desde junho de 2014. A TV ainda está lá, esperando uma solução (que envolve tempo ou dinheiro, hehe).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...