Por dentro de um receptor Century Super Color

Recentemente o Mário me perguntou se eu queria uns aparelhos eletrônicos que a mãe dele ia mandar pra uma ONG. Isso já está se tornando comum entre meus amigos e parentes e, normalmente, eu aceito as doações (exceções: qualquer coisa que tenha cinescópio, placas de PC e coisas com muitos componentes em SMD).

Desta vez ganhei dois receptores de satélite analógicos, um videocassete (modelo ainda com transformadorzão na fonte) e um flash para câmera. O primeiro que peguei pra ver o que tem dentro e testar foi este receptor Century Super Color (o modelo é isso mesmo, sem código):

Receptor Century Super Color


E por dentro ele é assim:
Placa receptor Century Super Color

À esquerda, temos uma fonte chaveada que gera duas tensões (18V e 5V) para a alimentação da placa principal (à direita). Aquele chipão na placa principal é um microcontrolador MC908JL16 da Freescale. O receptor propriamente dito é o que está na caixa metálica (o tuner): 

Receptor Century Super Color

E abaixo uma foto da fonte do aparelho. O controlardor é um clássico VIPer22A:

Fonte receptor Century Super Color

Fiz um teste rápido e parece que o aparelho está funcionando. Ele ligou e mostrou a mudança de canais no display. Como um amigo ainda usa um receptor da idade da pedra (daqueles com potenciômetro de sintonia) este do post será doado pra ele. Existiria a possibilidade de uma troca, ele me daria o receptor velho e ficaria com este, mais moderno. Mas conhecendo a esposa dele sei que ela irá guardar ("vai que precisa algum dia").

3 comentários:

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!