Montando um detector de metais

Sempre quis montar um detector de metal e finalmente, graças a China, consegui. Ainda não é um detector para caça ao tesouro, mas tá valendo. Segue o vídeo:


Observações:
1. Tive um problema com o cartão de memória da câmera e perdi a parte da montagem. Como só tinha um kit não deu pra filmar de novo. Por sorte tirei uma foto do kit antes de montar:

Kit de detector de metal

2. E o esquema do detector de metal é esse aqui:

3. O kit tem alguns erros na placa, como um dos capacitores de 2,2nF que está marcado como 1u4. Outra coisa estranha é que as marcações dos componentes (R1,R2,C1,C2,etc) não existe na placa. A legenda é feita com os valores dos componentes.

4. Não tem lugar certo pra colocar a chave liga/desliga. É necessário cortar a caixa pra encaixá-la, por isso não montei ainda.

5. Os contatos para o suporte de pilhas saem com muita facilidade.

6. A caixa parece ser uma caixa de montagem genérica. A placa do detector não se encaixa bem nela e não tem furos de fixação.

7. O anúncio dizia que o aparelho detecta metais até 30 cm de distância. Não consegui passar dos 3 cm.

8. O circuito detecta qualquer metal condutor (ferro, alumínio, etc).

2 comentários:

  1. Uma opinião: talvez a falta de sensibilidade para maior distância se deva ao fato da bobina ser estampada na placa e com pouca área de captação. Talvez uma bobina feita em casa com mais voltas de fio e um reajuste no trim-pot dêem a sensibilidade e o alcance desejados...

    ResponderExcluir
  2. Ola bom dia gotaria de saber como posso comprar um detequitor de metal e o valor de compra .e ande posso conseguir

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!