Notas aleatórias de Sexta 01/08

E vamos lá com mais alguns comentários, links e outras coisas...
  • Uma boa representação dos domínios do tempo e da frequência de uma função (transformada de Fourier). O criador da imagem tem outras imagens legais em sua página na Wikipedia.
    Transformada de Fourier

    --
  • Depois de montar o rádio a cristal dei uma pesquisada e caí no site do Marcos Kusnick, com vários rádios e antenas montadas por ele. Legal a ideia de colocar o diodo de germânio dentro de uma lampada. Confiram lá...
    ...
  • Que tal um capacitor de 1100F (F-A-R-A-D-S)? Pois é, a empresa Cap-XX fabrica esses capacitorzinhos. A tensão de isolação é baixa (2,3V), mas é praticamente uma bateria. Fazendo as contas aqui e se ligarmos um destes, completamente carregado, num resistor de 10G Ohms (sim, existe!) a constante de tempo teórica seria de 11.000.000.000.000 segundos, ou de quase 350 mil anos. Claro que isso sem contar as perdas, que estragariam a brincadeira...
    Super Capacitor
    --
  • Uma oficina das antigas em Santa Cruz do Sul (RS). Mini documentário um pouco antigo, mas bem legal:

    --
  • E todos os sites resolveram falar hoje dos "perigos" dos dispositivos USB. O "Olhar digital" já mandou logo uma "USB possui brecha de segurança que não pode ser resolvida". A Forbes chamou a "falha" de "Novo Hack". Todo mundo com medo dos controladores USB. Só agora viram que dá pra mudar o firmware dos dispositivos? Ah, vá...
    --
  • Belo nome: Acionando contagem regressiva via controle remoto para detonação de rojão com Arduino. Com descrição de montagem e código fonte. Só o vídeo que poderia ter um pouco mais de ação.
    --
  • Retirado da "Revista Monitor de Rádio e TV" número 164 de Novembro de 1961. Confesso que desisti e usei o LTSpice pra resolver:

    Problema de eletricidade com resistores
  • E acabei caindo num tópico do Handmades sobre um conversor DC-DC para pré amplificadores valvulados. O que me chamou a atenção não foi o manual detalhado de como montar, mas sim o nome: "Bilé Nervoso". Achava que só os radioamadores que gostavam de dar nomes estranhos a seus circuitos tipo Ararinha, Super Mouse ou Mamangava.
    --
  • E por falar em radioamadorismo, vi no Blog do Picco que existe uma revista muito boa sobre o assunto, editada por Ademir Machado. E já está no número 4. Numa época em que as revistas sobre eletrônica nacionais sumiram da bancas é muito bom ver surgir um iniciativa destas.
    Revista Radioamadorismo em Fascículos

    --
  • Talvez seja o sonho de muita gente: Encontrar uma velha loja de consertos de rádio e TV fechada há muito tempo, com tudo dentro. Vejam as fotos! Tópico antigo no fórum do Antique rádios que eu finalmente consegui reencontrar.

Um comentário:

  1. Vc sabe o que aconteceu com a revista SABER ELETRÔNICA se ela ainda circula e a revista ANTENA ELETRÔNICA POPULAR?

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!