Lâmpadas (Incandescentes, fluorescentes compactas e de LED) - Vlog #12

E vamos lá com mais um vídeo log. Desta vez eu faço alguns comentários sobre lâmpadas.


Algumas observações:
1. O componente que parece ser um fusível conectado ao soquete da lâmpada acabou sumindo na minha bancada. E eu nem notei enquanto filmava. Um dia ele reaparece...

2. Sobre o Sr. Shuji Nakamura, tem uma entrevista dele para o site Ciência Hoje em Português. Mas o melhor texto sobre ele é o que saiu na Electronic Design.

3. A parte sobre lâmpadas incandescentes era pra ter mais coisa, como as lâmpadas pequenas de 3~12V. Mas como eu gravei sem roteiro, esqueci desta parte. Era pra ter também uma demonstração de uma "lâmpada de grafite", mas a experiência não deu muito certo (a fonte de alimentação não aguentou). Fica pra próxima.

3 comentários:

  1. Bom... lâmpada de grafite eu já brinquei. Se quiser colocar o meu video com exemplo, a vontade.

    www.youtube.com/watch?v=dADK8w9UfhI

    ResponderExcluir
  2. Ops... eu comentei acima antes de assistir o vídeo quanto só tinha lido o texto, mas vamos as anotações: Lâmpada incandescente não usa vácuo, pelo menos não as modernas. São preenchidas com um gás inerte, no caso, argônio. Já o reator da compacta, o transistor é um clone chinês do MJE13005. É um bipolar NPN. E sobre o led branco, vale a pena citar que ele é meio que uma "gambiarra"... é um led azul ou ultravioleta, com um camada de fósforo por cima pra converter o espectro. Por isso que alguns led brancos muito vagabundos tendem a luz azulada. E o final do vídeo foi a melhor parte eheheh. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Prometo que esse é o último comentário hoje ehehehe... interessante pra anexar ao post. O esquema de desses reatores eletronicos.

    www.seekic.com/uploadfile/ic-circuit/201142063236547.gif

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!