quarta-feira, 28 de maio de 2014

Por dentro de um repelente de insetos elétrico

Minha esposa comprou este aparelho recentemente e não gostou muito dos resultados (aparelho ligado e mosquitos voando ao mesmo tempo). Como ele nunca mais seria usado e provavelmente seria esquecido no armário resolvi satisfazer minha curiosidade sobre o funcionamento.

O aparelho é este aqui (não lembro a marca e modelo):
Repelente elétrico

Ele funciona em 127 ou 220 VAC "automático". A parte de baixo é o refil com o líquido repelente e não interessa muito para nós aqui do blog (eu e meus 2 leitores) então fui direto na parte de cima:

Repelente elétrico
O refil tem um bastão que vai encaixado naquele buraco no centro. O bastão esquenta e evapora o liquido repelente. Esta parte aí é muito resistente e só abriu quebrando o plástico. E dentro tem o seguinte circuito:

Repelente elétrico

O esquema dele é bem simples:
Esquema repelente elétrico

A lâmpada Neon serve apenas para indicar que o aparelho está ligado. O fusível térmico está ali para o caso de as coisas ficarem muito quente lá dentro. Aquela peça preta com o furo onde vai encaixado o refil é um resistor de 4k7 Ohms que esquenta uma placa metálica. Desmontar isso daí deu trabalho, mas consegui:

Repelente elétrico

A resistência é aquele bloquinhos cinza na parte de baixo. O anel metálico esquenta, esquentando o bastão do refil. Funcionamento bem simples, pena que os mosquitos nem ligaram muito para o aparelho...

Um comentário:

  1. Interessante. Tem dois desses aqui em casa e nenhum presta.

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...