Modem Roteador TD-W8968 TP-Link

Já faz um tempo que eu estava pensando em trocar meu modem/roteador ADSL e acabei escolhendo o modelo TD-W8968 da TP-Link:
Modem roteador TD-W8968 TP-Link


O modem anterior era um Linksys (Cisco) WAG120N já com uns 3 ou 4 anos de uso e não é tão ruim assim. Na verdade é um modem muito bom, mas com o único detalhe de ter um alcance do Wi-Fi sofrível, principalmente por causa da antena interna. O resultado é que aqui em casa a rede sem fio mal chegava a uns 7 metros de distância, no meu quarto (apartamento estreito e comprido), com três paredes até lá.

Outro motivo da troca foi minha necessidade de um servidor de arquivos. Manter o PC ligado o tempo todo pra isso não é muito econômico e o TD-W8968 possui uma porta USB onde pretendo espetar um HD externo.

Então, o novo modem/roteador chegou ontem e aproveitei o feriado para me estressar com a configuração, brincar com a USB, violar a garantia e tirar uma fotos.

Primeiro uma foto com os dois modems, o novo e o antigo:

Modems

Aqueles padrões na caixa do TP-Link são furos de ventilação. A caixa é bem ventilada, inclusive por baixo:

Modem por baixo

Uma informação importante vem logo abaixo do primeiro código de barras à direita. É a versão de hardware do modem, que precisei quando fui configurar o aparelho. Todas as conexões são feitas na parte traseira:

Conexões do Modem

E por dentro ele é assim:
PCB TD-W8968 TP-Link

A parte ADSL usa um CI RT63087N (não achei o data sheet - lado esquerdo da foto em cima), o CI do roteador é um RT63365E (também sem data sheet - no centro da foto). A parte de RF tem um CI com um dissipador em cima e não dá pra saber qual é. A parte de alimentação conta com dois MC34063.

Para comparação vejam a parte interna do WAG120N:
Linksys WAG120N PCB

Notem que este Linksys também possui duas antenas. A primeira ANT1 é uma antena impressa (lado esquerdo da foto, perto do cabo da outra antena). A segunda é uma anteninha no canto superior direito. Em detalhe:
Antena Interna

Mas voltando ao TP-Link, liguei os cabos de alimentação (fonte externa de 12V x 1A), cabo de rede ao PC e o cabo da linha telefônica. Fui lá no browser e digitei 192.168.1.1 e abriu a tela de configuração. Configurei via setup rápido (no menu tem a opção Oi Velox!) e... Nada dos LED´s do ADSL, Internet e Wi-Fi acenderem. Testei a internet e estava funcionando, só os LED´s que continuavam apagados. O Wi-Fi embora configurado e habilitado não estava "no ar".

Reconfigurei na mão e continuou igual. Retornei as configurações de fábrica pelo browser, reconfigurei na mão e continuou igual. Reset pelo botão externo, reconfigurado na mão e continuou igual. Usei o CD de configuração e... nada. LED´s apagados, internet funcionando via cabo e Wi-Fi morto. Comecei a pensar que havia comprado um aparelho com defeito. Olhei os manuais no site do fabricante e acabei numa página de download de firmwares para o aparelho. Os firmwares variam conforme a versão do hardware e o meu estava na versão 2_131011 e havia uma nova (2_131224). Resolvi arriscar uma atualização, o que seria melhor do que esperar pela troca por outro aparelho.

Então tá, modem atualizado com a última versão, reconfigurei pelo setup rápido e... Funcionou tudo!

Testando o alcance, com a potência do Wi-Fi em 100% (o antigo não tinha configuração de potência de saída), consegui usar em todos os pontos da casa. O compartilhamento de arquivos já está no ar também, embora no momento só espetei um pen drive de 16GB (aquele). Aparelho muito bom, tirando o comportamento estranho antes da atualização. Recomendo.

P.S. - O post está meio fora da ordem dos acontecimentos. A garantia só foi violada depois do equipamento funcionando. ;-)

5 comentários:

  1. Ola amigo teria como me ajudar? Onde fica localizado o lugar para soldagem dos fios para porta com no modem TD-W8968 TP-Link?

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  2. Olá! Sabes responder se só equipamentos conectados a esse roteador pelo WiFi enxergam o HD externo ou pendrive conectado na USB, ou aparelhos conectados nas portas LAN também encergam? Tipo um bluray player.
    Grato!

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  3. Tbm sofri muito, "troquei o aparelho"... pois acho que me mandaram o mesmo de volta hehe, paguei um infeliz pra configurar por fim kk.

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3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!