Mais uma fonte de bancada...

Como eu havia dito no post sobre transformadores, estava precisando de uma fonte simétrica para alguns testes com amplificadores operacionais. A principio precisava apenas de uma fonte com saídas de +15V e -15V e escolhi um dos transformadores com saída de 18V+18V daqueles que mostrei. Como o transformador escolhido possui mais duas saídas aproveitei para gerar mais duas tensões (+33V e +29V). O esquema final é este aqui:
Esquema da fonte simétrica
A maioria dos componentes foram recuperados da sucata. Só os CI´s 7815 e 7915 e os resistores eram novos (os bornes de saída também). Por isso as tensões de isolação dos capacitores de filtragem estão bem exageradas. Os resistores em cada saída servem pra descarregar os capacitores ao desligar a fonte. Com estes valores eles demoram em torno de 15 segundos para descarregar. Ainda estou vendo se convém diminuir os valores.

A caixa para a fonte é daquele estabilizador de tensão do vídeo log 2. Um pouco de acetona e o painel ficou limpinho. Vejam o antes e depois abaixo:
Caixa da fonte antes

Caixa da fonte depois

A montagem do circuito foi feita, como sempre, em placa padrão:

Fonte de alimentação por dentro

Nas saídas usei destes bornes banana fêmeas que não são tão bons, mas que tenho uma certa quantidade que comprei na China e preciso usar. Quando acabarem comprarei bornes melhores, não recomendo estes daí não. As porcas são finas demais e difíceis de apertar.

Fonte montada e testada ela foi colocada em cima da outra, que recebeu uma atualização recente de um medidor de tensão digital:

Fontes de bancada

Na foto ainda faltam as indicações do painel. Fiz uma provisória com caneta preta e vou procurar por aí por uma cartela de Letraset...

2 comentários:

  1. ô Paquequizio, pra que letraset? Faz painel na laser e passa cola branca (!) por cima, ou plastifica...

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!