A irritante busca "esperta" de alguns sites...

Bom, meu primeiro post de reclamação (eu acho que é, não tô a fim de ver todos os posts anteriores). Vamos lá...

Caso ainda não saibam, além de eletrônica meu outro hobby é colecionar (ou amontoar, segundo alguns familiares) gibis. E neste fim de semana resolvi procurar alguns albuns da série "Bone" do Jeff Smith para completar a coleção e no Mercado Livre me deparo com isso:


E notem que não existe a opção (visível) de procurar em outras categorias de produtos. Já me deparei com este problema antes, mas só agora fiquei irritado (eu não gosto de chapéus e bonés). A solução que uso é buscar algo que caia na categoria que quero e depois marcar a opção "somente em Categoria X", lá na caixa de busca (ou melhorar a busca com alguma palavra a mais). Para entender melhor, tente buscar algum ano no Mercado Livre: sempre cai na categoria de carros. Pode ser o que a maioria procura, mas não é o meu caso...

É chato um site querer adivinhar o que você está pensando e não dar ao menos uma opção de você dizer a ele que não era bem isso o que você queria. E o pior é que isso ocorre em outros sites, testei procurar por "Bone" no Buscapé, BondFaro e ShoppingUol e só me mostraram bonés. O Buscapé até oferece a opção de procurar em outras categorias, mas tem que prestar atenção pra achar. Legal foi o Jacotei que mostrou a categoria "Bonecas". Ele também apresentou uma opção para procurar em outras categorias, mas em letras pequenas no canto da tela.

Outra coisa irritante e que está pipocando por aí são os apps de sites para celulares e tablets. Eu uso muito o iPad para navegação e em muitas páginas que visito aparece um aviso para instalar o app do site. Separei dois exemplos aqui, sendo o primeiro o site da NXP que carrega a página e logo em seguida sobrepõe com uma tela assim:


E é comum também em fóruns:


Qual a vantagem de instalar um app de um site se a grande maioria tem muito menos funcionalidades que a página? O app irá ocupar espaço na memória, irá ajudar a atulhar ainda mais de ícones a tela e será esquecido rapidamente. Jogar uma propaganda na minha cara não vai me fazer mudar de idéia...

2 comentários:

  1. Eu uso o tapatalk porque ajuda bastante a seguir assuntos em Foruns :) No mais, tenho o mesmo problema com buscas :p

    ResponderExcluir
  2. Até o Google faz isso. Às vezes ele mostra o link para procurar exatamente o que você digitou, mas já aconteceu de não aparecer a opção. Já tentei colocando "aspas" em volta da palavra que ele pensa que eu errei mas também não adianta.

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!