quarta-feira, 26 de junho de 2013

Lanternas Recarregáveis (Tecnologia de Camelô)

6 comentários
E eu fiz mais um...

Desta vez ficou menor (15 minutos). O assunto são as lanternas recarregáveis chinesas. Já havia escrito sobre uma delas lá em 2008 (e de uma outra também), mas foi bom pra relembrar.


O quarto Vlog já está planejado e deve chegar perto de uma hora de duração. Estou pensando em dividir em três partes, vamos ver se vai ficar bom. E será sobre o segundo post mais acessado do blog.

terça-feira, 18 de junho de 2013

Estabilizadores de Tensão (Atualizado!))

10 comentários
[Atualizado em 22/06/2013 com as observações do Luciano, ver o final do post]

E não é que eu consegui fazer mais um episódio desse negócio?

Desta vez falo um pouco (22 minutos não é tão pouco assim) sobre as pragas dos estabilizadores de tensão.  Para quem gosta apenas de equipamentos eletrônicos antigos, pode pular direto para o ponto de 16:00 minutos, onde mostro um daqueles transformadores, com chave de onda, que o povo usava nas TVs antigamente.


Links:
Norma da ANEEL: http://www.aneel.gov.br/area.cfm?idArea=82

O Luciano Sturaro fez algumas observações sobre o vídeo e como não tenho como responder corretamente nos comentários (preciso colocar imagens) resolvi comentar a seguir (com o texto original do Luciano em azul):

"Rodrigo, duas coisas.
Esse "estabilizador" de PC, é a coisa mais porca que eu já vi. Primeiro porque o transformador é RIDÍCULO de pequeno. E a segunda coisa é que se você levantou o diagrama de conexão do transformador corretamente, ele não funciona com auto-transformador, e sim esta sendo usado como um reator em série com a carga!!! Provocando uma queda de tensão quando ela esta acima do valor ajustado no trimpot."

Dei uma conferida e acho que não é assim não. Pra facilitar olha o esquema aqui embaixo (clique para ampliar):

Esquema do Estabilizador de Tensão

Os dois fios da rede vão para o trafo (um no "tap" de baixo e outro, da chave e do fuzivel, no segundo tap de cima). Em uma posição do relê a tensão de entrada vai direta para as tomadas. Quando ele passa para a outra posição as tomadas ficam ligadas no "Tap" de cima do trafo e a rede continua ligada a dois pontos no trafo.

Já o segundo, como você mesmo deve ter percebido, não é um estabilizador e sim um REGULADOR DE TENSÃO MANUAL. 

Sim, eu sei. O título do vídeo poderia ter ficado no singular mesmo, mas como eu explico o funcionamento básico dos estabilizadores no começo, talvez não tenha ficado tão sem sentido assim. E eu leio o nome do equipamento em certa parte do vídeo. Mas realmente eu deveria falar mais claramente que não se trata de um estabilizador. Então, pra não restar mais dúvidas, segue a foto da placa de identificação do equipamento:
Placa Transdormador Regulador de Tensão

E o esquema dele você cometeu um pequeno erro. A lampada sempre fica ligada entre os taps 1 e 2 e nunca entre o comum e o tamp1, pois ali teremos 90 e poucos volts, e entre o tap1 e 2, em geral tem uns 12V mais ou menos. 

Erro meu, você está certo. Testei a lampada depois e ela funciona por volta desta tensão mesmo. Isso que dá levantar esquema com pressa para filmar.

O medidor também fica ligado entre os taps. E o medidor e um modelo de ferro movel que funciona tanto em AC como DC. E a tensão de fundo de escala dele é de 15V. Uma coisa que eu sempre fiz ao reaproveitar esses medidores para fontes, e raspar o zero dos números da escala e usá-lo como medidor de 0 a 15V eheh.

Isso que eu não entendi. Se o medidor é de 15V e é ligado entre os "taps" como ele consegue medir a variação de tensão ao se mudar a chave de posição? Como se pode ver no texto da placa da foto acima a frase "Mantenha o ponteiro no traço vermelho" dá a entender que ao se mudar de posição o ponteiro deve indicar uma mudança de tensão. Como eu já desmontei, não tenho como reconferir isso. E depois do vídeo gravado eu liguei o medidor na fonte de bancada e ele funcionou como você falou. Só não gostei da oscilação do ponteiro. Ele demora um pouco até estabilizar na posição.

Medidor de ferro móvel



Ahhh... e essa lampada não é original ehehe, alguém trocou por essa lampada rabicho.
Acho que falo isso brevemente no vídeo. A original pode ter queimado e alguém adaptou outra no medidor.

No mais, legal pelos videos!
Muito obrigado! Seu comentário ajudou muito.

E pra finalizar, segue uma foto da placa do estabilizador:
Placa estabilizador de tensão

terça-feira, 4 de junho de 2013

Fonte de Alta Tensão e Ratemeter Philips PW4620

1 comentários
Pois é, fiz algo que nunca pensei que conseguiria fazer: Um vídeo log. A edição ficou com alguns problemas, com cortes abruptos e meio sem sentido. O som está baixo por causa do microfone da camera (e por eu falar baixo), e com uns Téc-Téc estranhos (acho que é da camera também). Vou tentar melhorar no próximo Vlog (se eu fizer).

Então povo, taí o Vlog #1:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...