quarta-feira, 8 de maio de 2013

Equipamentos de teste e medição perdidos por aí...

4 comentários
Quem acompanha as postagens no Facebook já notou que eu gosto de um ferro-velho (ou "Shopping", segundo o Sturaro). Pelo menos um Sábado por mês eu dou uma passada por lá para ver as novidades e posto as fotos do que encontro lá na página. 

Como existem pessoas que se recusam a ter uma conta no Facebook (ou que nem sabem que eu posto mais lá do que aqui) vou trazer algumas postagens pra cá. Começando com alguns equipamentos de teste e medição que eu deixei passar, por não ter espaço ou tempo pra ir até o ferro-velho buscá-los. 

Primeiro o meu grande (enorme) arrependimento: Um osciloscópio TR-4602 de duplo feixe valvulado. Neste dia só deu pra trazer o medidor de distorção do qual falei em um post anterior. Eu realmente não tenho espaço (moro em apartamento) pra um equipamento deste porte. Para se ter uma idéia do tamanho do aparelho é só dar uma olhada no garrafão de água de 20 litros ao lado dele, no chão. E o mais legal é que a fonte de alimentação era outro aparelho separado, com um trafão e um baita ventilador.

Osciloscópio TR-4602
Eu deveria ter ficado com ele, nem que fosse só pra retirar os knobs. Fiquei sabendo depois que o pessoal do ferro-velho desmontou ele todo na base do martelo e talhadeira.

Agora um outro osciloscópio, desta vez não foi pro vontade de trazer. Eu pensei muito ao lado dele e acabei não trazendo. É um osciloscópio Pantec modelo 5120 de 15 MHz, analógico. Faz tempo que eu quero um osciloscópio analógico e este me pareceu perfeito, principalmente pelo tamanho, caberia direitinho em minha pequena bancada. Infelizmente este aí havia tomado um banho de chuva e estava sem as tampas e o transformador de alimentação. Até a última vez que estive por lá ele ainda estava jogado num canto.

Osciloscópio Pantec 5120

Vista interna. Notem a ausencia do transformador de alimentação:
Osciloscópio Pantec

Por mais que eu tenha vontade existem alguns ferro-velhos que eu não consigo ir muito, já que não abrem aos Sábados (eu trabalho a semana toda e não dá tempo). Neste caso meu cunhado, que frequenta estes locais semanalmente, me mantém informado de alguma coisa interessante e me manda fotos. Sua última descoberta foi este frequencímetro do exército Americano (Signal Corps - US Army) BC-221 fabricado pela Zenith na década de 1950.

Zentih BC-221 Frequency Meter
Este aparelho eu nem cheguei a ver pessoalmente, só por estas fotos mesmo. Na semana seguinte ele já não estava mais no local. Talvez tenha sido desmontado. E aparentemente estava completinho, com o manual de frequências:

Frequency Meter BC-221 Zenith

E mais um encontrado pelo meu cunhado. Este não tem muita utilidade hoje em dia, é um traçador de curvas de histerese magnética, valvulado e fabricado na Hungria (Metalsorter type RZ-009).

Metalsorter RZ-009


Pra fechar, um monitor de forma de onda. Tirei esta foto durante uma visita a um centro de reciclagem de equipamentos eletrônicos. Tenho bastante fotos deste local e vou ver se coloco em outro post.

Waveform

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...